Qual a maior temperatura já registrada na Terra?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

A temperatura mais alta já registrada foi de 56,6 graus em julho de 1913 na Furnace Creek, disse Randy Ceverny, da Organização Meteorológica Mundial, entidade reconhecida como guardiã de recordes mundiais.

Segundo dados do Instituto das Mudanças Climáticas da Universidade do Maine, nos EUA, o dia mais quente já registrado no planeta Terra foi 3ª feira, 4 de julho de 2023. A temperatura média global atingiu 17,18°C. O recorde anterior era de 2ª feira (3. jul), quando os termômetros marcaram média de 17,01°C.

Contudo, em 2023, a temperatura média foi de 22,97°C, ou seja, um desvio de 1,04°C acima da média histórica, colocando o recente julho como o mais quente já registrado no Brasil desde 1961. Até então, julho de 2022 era o mais quente com 22,77°C ou 0,84°C acima da média.

Recordes de temperatura
A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, ressalta a MetSul. Segundo a consultoria, recordes mensais, e em algumas cidades até absolutos, podem ser superados durante esta onda de calor extremo.

Vale da Morte

O Vale da Morte (Death Valley) é uma região desértica no leste do Estado da Califórnia. O local é constantemente lembrado por ser o lugar mais quente do mundo, lá já foi registrada a temperatura do ar mais alta da Terra: incríveis 56,7°C.

127ºC

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.

16 de janeiro

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia mais quente de 2023, até agora, ocorreu em 16 de janeiro, durante o verão, quando os termômetros marcaram 32,5°C.

Jaguaribe, no Ceará, é a cidade mais quente do dia no país pela 5ª vez neste ano; entenda o porquê

Calor e baixa umidade
Um território que abrange quase todo o Sudeste e o Centro-Oeste e parte do Nordeste, do Norte e do Sul está em alerta. A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá (MT) em 4 e 5 de novembro de 2020.

A segunda-feira, 3 de julho de 2023, foi o dia mais quente da história já registrado numa escala global, de acordo com dados dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos, que são ligados à administração Oceânica e Atmosférica Nacional do país (NOAA).

Nosso planeta tem esquentado significativamente desde a Revolução Industrial. A temperatura média na superfície da Terra aumentou cerca de 1,1 grau Celsius desde 1850. Além disso, desde meados do século 19, cada uma das quatro últimas décadas foram mais quentes que qualquer outra anterior.

O fenômeno conhecido como veranico, que traz um calor fora de época, pode ocorrer devido à ausência de massas de ar polar que normalmente passam pela região. A última ocorrência desse evento foi registrada no final de agosto.

Mali: encabeçando a lista está Mali, com uma média de 28,83 °C. Situado entre o deserto do Saara e a região Sahel, o país sofre com exposição intensa ao Sol e escassas chuvas, resultando em problemas de seca.

Urano

Em 1781, William Herschel descreveu o planeta pela primeira vez. Era também a primeira vez que se descobria um planeta com o uso de um telescópio. Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC.

O recorde de calor registrado no Brasil foi justamente na região citada por Turbay. Em novembro de 2020, os termômetros chegaram a 44,8ºC em Nova Maringá, no centro-norte de Mato Grosso, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.