Qual a maior reserva de energia do corpo humano?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são muitas vezes desprezados pelas pessoas. Porém, eles são a principal forma de armazenamento de energia no corpo, sendo acumulados no citoplasma das células de gordura, as chamadas células adiposas.

Em condições de repouso, cerca de 30% da energia é consumida pelos músculos esqueléticos e praticamente outro tanto é consumida pelos órgãos abdominais. Em repouso o cérebro consome cerca de 20% e o coração 10% da energia total consumida pelo corpo.

Vem de quase tudo aquilo que você come, principalmente dos alimentos que geram glicose durante a digestão. Afinal, a glicose é a principal fonte de energia usada pelos seres vivos, por ser altamente energética e liberar apenas água e gás carbônico em sua quebra.

Quando pensamos em fontes de energia para o corpo, a que vem em segundo lugar, com toda certeza são as proteínas. Seus aminoácidos atuam diretamente na formação de diversos tecidos e estruturas (como os músculos, por exemplo) e no transporte de oxigênio e ferro pelo corpo.

O glicogênio, que é um polímero de resíduos de glicose, é o principal polissacarídeo de reserva em animais e é encontrado em todas as células. Ele está presente em maior concentração no fígado e no músculo. O glicogênio é importante para a produção de ATP em células musculares e na maioria dos outros tipos celulares.

Quando o consumo cai drasticamente, o corpo começa a utilizar proteína dos músculos para fabricar glicose -nas fibras musculares está o glicogênio, espécie de reserva energética. Depois de alguns dias de escassez, o tecido adiposo passa a ser acionado para fabricar energia.

Carboidratos

Carboidratos, principais fontes de energia do corpo humano.

A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos. Para começo de conversa, energia não é nenhuma molécula: é a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos.

A energia do corpo humano fica nos músculos e no fígado. Temos duas formas principais de armazenar energia no corpo: acúmulo de polissacarídeos (glicogênio) e acúmulo de triglicerídeos (gordura). Espero ter ajudado. Ela fica armazenada nos músculos, no sangue e no fígado na forma de glicogênio ou de glicose.

O tecido adiposo é a maior reserva energética do corpo humano e tem como importante função metabólica a hidrólise de triacilglicerol e a subseqüente liberação de ácidos graxos não-esterificados e glicerol.

Cerca de 12 a 18 horas de jejum é o tempo necessário para esgotar a reserva de glicogênio hepático e 2 horas de exercício com intensidade cerca de 15% abaixo do limiar do lactato é suficiente para acabar com o glicogênio intramuscular. As fibras do tipo II degradam glicogênio mais rapidamente.

Veja que interessante- em apenas 10-14 dias você pode se desintoxicar do açúcar. Isso mesmo, em menos de 2 semanas. Não importa se você já tentou ou se é a primeira vez.

O consumo de açúcar favorece a pressão alta, porque aumenta os níveis de ácido úrico no sangue, uma substância que inibe a ação do óxido nítrico no organismo. Como o óxido nítrico ajuda a relaxar os vasos sanguíneos equilibrando a pressão arterial, a inibição dessa substância no organismo pode causar pressão alta.

Potência disponível
Um metabolismo humano normal produz calor a uma taxa metabólica basal de cerca de 80 watts. Durante uma corrida de bicicleta, um ciclista bem treinado pode produzir de forma sustentável perto de 400 watts de potência mecânica durante mais de uma hora.