Qual a maior qualidade de áudio?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Os arquivos de áudio sem perdas (lossless) contém 100% dos dados de áudio gravados. Por isso, oferecem o som da mais alta qualidade, mas também resultam em tamanhos de arquivo maiores. Os dois formatos mais populares de arquivos de áudio sem perdas são WAV (Waveform Audio Format) e AIFF (Audio Interchange File Format).

Como mencionado acima, os formatos de ficheiro MP3 não têm a mesma qualidade de áudio que o FLAC. Como tal, pode não ser a melhor opção para arquivar áudio. Embora nem sempre se note a diferença entre os dois, haverá alguma distorção da compressão do áudio.

Os arquivos WAV são arquivos de música de alta qualidade sem perdas, não compactados. Os arquivos WAV também são a escolha certa para loops a serem processados com Flash para animações da web. WAV é melhor para profissionais usarem. Os arquivos MP3 são arquivos de música compactados.

É pelo valor da taxa de compressão (ou bitrate) que conseguimos controlar o tamanho do arquivo e, consequentemente, a qualidade do áudio. Por exemplo, um MP3 de 320 kbps (kilobits por segundo) pode soar tão bem quanto o áudio não comprimido de um CD ou DVD.

A frequência está diretamente relacionada à altura, que determina sons graves e agudos: quanto maior a frequência, mais agudo será o som; quanto menor a frequência, mais grave ele será. O ouvido humano sadio consegue ouvir sons dentro de uma faixa de frequência entre 20 Hz e 20.000 Hz (ou 20 kHz).

1.411Kbps

Os arquivos WAVs e FLAC (não compactados) têm normalmente 1.411Kbps. Portanto, taxas de bits maiores significam mais dados por segundo.

ALAC (Apple Lossless)
M4A é uma extensão com as faixas de áudio de filmes com codec MPEG-4. FLAC, APE e ALAC em média digitalizam áudio com a metade do tamanho do arquivo original, podendo variar entre 40% e 60%. Esses formatos são bons para edição e para usuários que prezam pela qualidade máxima.

Um dos mais famosos formatos de áudio lossless entre os audiófilos é o FLAC (Free Lossless Audio Codec, ou Cod Livre de Áudio Sem Perdas). Ele consegue uma taxa de compressão de até 50% sem perdas de dados, superando o formato ZIP, por exemplo, que consegue até 20%.

Em trechos menos complexos de uma música, a taxa de bits pode ser de 128KBPS, enquanto em partes mais complexas e com múltiplos instrumentos, este número pode chegar aos 320KBPS, obtendo-se uma melhor qualidade de som e um arquivo não tão pesado.

m4a tem a qualidade melhor e o tamanho do arquivo e menor!

Como obter uma boa qualidade de áudio?

  1. Mantenha uma pequena distância entre o orador e o microfone.
  2. Certifique-se de que o ruído de fundo é o menor possível.
  3. Não interrompa a fala do outro.
  4. Providencie um microfone de boa qualidade.

Converter MP3 para M4A – O M4A supera o MP3 em qualidade de áudio assim como em tamanho de arquivo, embora a compatibilidade seja menor que a do MP3 agora.

Altura, timbre e intensidade são as qualidades fisiológicas do som e caracterizam as ondas sonoras presentes no nosso cotidiano. Decibilímetro, medidor da intensidade sonora. Algumas grandezas são muito importantes na caracterização do som e são chamadas de qualidades fisiológicas do som.

No Spotify, a qualidade padrão do aplicativo para desktop é Ogg Vorbis 160 kbit/s (default também na versão free). Os usuários Premium podem ativar o streaming de “alta qualidade” (320 kbit/s) sem pagar mais por isso, mas não chegam ao de “altíssima qualidade” como no Deezer.