Qual a maior produção do Amapá?

Perguntado por: nnovaes . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Apesar do destaque das frutas, soja e mandioca representam 53% do produzido no estado. A produção agrícola do Amapá atingiu R$ 184,2 milhões em 2020 registrando alta de 7,3% em relação à 2019.

O setor terciário, incluída a administração pública, é o mais representativo da economia amapaense, apesar de não ser o principal empregador. As atividades de comércio e serviços têm superado a administração pública na geração de empregos em anos recentes.

A colheita de milho, arroz, soja, feijão e arroz chegou a 58 mil toneladas, com destaque para soja, responsável por 93% da safra. Além dos grãos, o destaque positivo ficou para a mandioca, maior produção do estado, que cresceu 12,1% nos últimos 12 meses, chegando a 166.580 toneladas.

A indústria do Amapá tem pouca representatividade nacional, segundo os dados apresentados pela Fundação IBGE14, uma participação de apenas 0,04% no valor da transformação industrial do país; a maior parte, 48%, se refere ao setor de papel e celulose, seguido pelo de extração de minerais metálicos, 22%.

A soja, segundo o IBGE, é o carro chefe da produção agrícola amapaense, mas, outros produtos como arroz. abacaxi e banana têm apresentado destaque no campo.

Segundo dados da Embrapa Amapá, atualmente cultivam-se cerca de 20 mil hectares de arroz, feijão-caupi, milho e soja no Cerrado amapaense.

O Amapá oferece uma grande variedade de bioprodutos, artigos de origem natural que, após um processo, podem ser convertidos a produtos comercializáveis, chegando ao consumidor. Entre esses itens, há alimentos como o cacau, a castanha e a polpa de frutas, por exemplo.

As potencialidades do Amapá, como a localização geográfica privilegiada e o ambiente favorável para negócios, atraíram a empresa Realord, de Hong Kong, para possíveis investimentos na área da mineração.

Resumo: No Amapá há o predomínio da agricultura migratória de subsistência, com a utilização da mão-de-obra familiar, recursos financeiros próprios e sistema de produção agrícola de baixa produtividade.

Quais são as grandes empresas em Macapá?

  1. AMCEL. A AMCEL – Amapá Florestal e Celulose S.A. é uma empresa de raízes brasileiras que lida com o manejo florestal sustentável. ...
  2. CAESA. ...
  3. Embracon. ...
  4. Embrapa Amapá

No Amapá, assim como na maioria dos estados da Região Norte, predomina a agricultura migratória de subsistência, com a utilização da mão-de-obra familiar e recursos financeiros próprios. A principal cultura explorada é a mandioca, sendo a de maior importância sócio-econômica para o pequeno agricultor.

Na safra 2021/2022, a produção regional do milho deve alcançar 11 mil toneladas, o que representa crescimento de 25% em relação ao período anterior. Bahia, Maranhão e Piauí encabeçam o ranking de produção do milho na Região, figurando também entre os 10 maiores produtores do grão no País.

Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina, e ocupamos a segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.

De acordo com os números da Conab, principais estados produtores de milho são Mato Grosso, com previsão de 20 milhões de toneladas para a colheita 2015/2016, seguido do Paraná com 16,2 milhões de toneladas, Mato Grosso do Sul com 8,3 milhões de toneladas, Goiás com 7,7 milhões de toneladas, Minas Gerais com 7 milhões ...

Mineradora anuncia ter encontrado ouro de alto teor em cidade do Amapá A mineradora australiana Beadell Rosources anunciou ter encontrado mais uma área com ouro de alto teor na mina Tucano, em Pedra Branca do Amapari, a 283 quilômetros de Macapá.

Na gastronomia, o Amapá destaca-se com os pratos à base de peixes e frutos do mar, como o tacacá, a maniçoba e o camarão no bafo. Algumas das frutas locais são o açaí, tucumã, mari, uxi e cupuaçu. Uma das bebidas típicas do estado é a gengibirra, feita com gengibre.