Qual a maior potência maçônica do Brasil?

Perguntado por: onovais3 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Com aproximadamente 2.000 Lojas, cerca de 61.500 obreiros ativos, reconhecido por mais de 100 Obediências regulares do mundo, o Grande Oriente do Brasil é a maior Obediência Maçônica da América Latina.

Michel Temer. O atual vice-presidente da República é, talvez, o maçom mais conhecido no Brasil. Apesar de raramente falar publicamente sobre o tema, é ativo na ordem.

Grande Oriente são federações ou confederações de, no mínimo, três Lojas maçônicas. Diferente das Grandes Lojas, estas três Lojas não precisam trabalhar no mesmo rito, termo exigidos pelas Grande Lojas.

Quando provou suas habilidades, tornou-se um “companheiro de ofício” e, quando ganhou habilidade excepcional, era conhecido como “mestre de ofício”. Hoje, a Maçonaria Código moral é contada através das lições simbólicas desses graus. O posto mais alto na Maçonaria, então e agora, é o terceiro grau: Mestre Maçom.

A Maçonaria no Estado do Paraná é composta por três potências maçônicas: Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná e Grande Oriente do Paraná. Estas Instituições também são conhecidas pelas siglas GOB-PR, GLP e GOP, respectivamente.

- O passaporte Maçônico deve ser solicitado junto à secretaria da GLMECE e o pagamento deve ser efetuado na tesouraria. O mesmo tem validade de três anos.

São conhecidas três grandes vertentes em âmbito nacional, também chamada de potências maçônicas: os Grandes Orientes Estaduais federados ao GOB – Grande Oriente do Brasil; as Grandes Lojas Estaduais confederadas à CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil; e os Grandes Orientes Autônomos ou Independentes ...

É interessante lembramos de que a expressão “GRANDE ORIENTE” era o nome dado ao lugar em que se realizava as convenções das Grandes Lojas de um país.

De 1842 a 1978, o casarão foi sede do Grande Oriente do Brasil, a mais antiga Potência Maçônica Brasileira. Atualmente, a sede fica em Brasília.

O grau 33º é realizado no Supremo Conselho e compreende que a razão e a verdade estão em harmonia com a sabedoria do Eterno e as aspirações da alma, tendo como auxílio a consciência e a inteligência que o leva ao axioma do maçom: ”Justo e Perfeito”.

O senador informou que a instituição congrega atualmente quase seis milhões de maçons, pertencentes a 34 mil lojas espalhadas em 160 países, e que no Brasil são cerca de 150 mil.

A Loja Simbólica é onde se trabalham os primeiros graus maçônicos. Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom. Os demais graus são trabalhados em corpos maçônicos específicos, a depender do rito maçônico adotado Mas todos os ritos maçônicos têm os três primeiros graus, que são trabalhados na Loja Simbólica.

recíprocos respaldos perante as suas congêneres, tanto no âmbito nacional como internacional, ou seja: Uma Loja Maçônica só pode ser considerada Regular, através da Potência a que se encontra filiada, desde que essa, logicamente, também seja possuidora dos requisitos de Regularidade.

Apesar dos indícios de que haveria maçons nascidos no Brasil e iniciados na Europa já no século XVIII, a existência de atividades maçônicas regulares só se comprovou no território brasileiro a partir de 1801, no Rio de Janeiro, segundo o testemunho de José Bonifácio de Andrada e Silva, que se tornaria o primeiro grão- ...

Ocupou o grau 33, o máximo, e transformou-se em Conselheiro da Ordem da Maçonaria do Brasil, tendo sempre como foco a amizade, a busca pela evolução espiritual e pessoal dos irmãos da Ordem e seus familiares, assim como o desenvolvimento da sociedade paranaense.