Qual a maior porcentagem de energia gerada no Brasil?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

No ano passado, as usinas hidrelétricas responderam por 73,6% do total gerado (45.613 MW médio). As eólicas por 14,6% (9.066 MW médio). Já as demais fontes, como biomassa, pequenas centrais elétricas (PCH), solar e as centrais geradoras hidrelétricas (CGH) foram responsáveis por 11,8% (7.291 MW médio).

Em 2021 o Brasil era o 14° país do mundo em termos de potência instalada de energia solar (13 GW), e o 11º país do mundo que mais produzia energia solar (16,8 TWh). A capacidade total instalada era estimada entre 1,1 GW, no ano de 2018.

As 5 Maiores Fontes de Energia Elétrica no Brasil

  • 1º – Energia Hidrelétrica. Usinas Hidrelétricas utilizam a força da água para geração de energia elétrica. ...
  • 2ª – Energia Termoelétrica. ...
  • 3ª – Energia Eólica. ...
  • 4ª – Energia Nuclear. ...
  • 5ª – Energia Solar. ...
  • Fontes:

Quase 70% da energia produzida no Brasil é por meio de barragens, colocando o país como um dos mais altos potenciais hidráulicos do planeta. A maior usina hídrica do Brasil é a Usina de Itaipu, localizada em um trecho do Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.

As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.

De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, divulgadas no início de 2020, as fontes de energia limpas respondem por 83% da produção nacional. A participação é liderada, atualmente, pela geração hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).

energia solar

A energia solar é ainda a menos utilizada no Brasil para geração de energia elétrica. Em 2015, apenas 0,01% da energia foi proveniente da geração fotovoltaica.

O gás natural também é amplamente utilizado no Brasil, principalmente em residências e indústrias.

  • Petróleo. O petróleo é uma das principais fontes de energia no Brasil, responsável por mais de um terço da energia do país. ...
  • Carvão mineral. ...
  • Energia nuclear. ...
  • Energia hidrelétrica. ...
  • Eólica. ...
  • Biomassa.

cana-de-açúcar

A segunda maior fonte de energia no Brasil são os derivados de cana-de-açúcar, representando 19% da energia gerada no país. A partir da cana-de-açúcar é possível produzir etanol, bioeletricidade e biogás. Os derivados de cana-de-açúcar são a principal fonte de energia renovável do Brasil.

As usinas solares fotovoltaicas, que transformam a energia luminosa da luz do Sol em energia elétrica, se espalham principalmente na região Nordeste, onde estão os maiores índices de radiação solar do país. Os estados com maior capacidade instalada de Geração Centralizada de energia solar no Brasil são: Minas Gerais.

carvão mineral

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo. De cada 100 casas que acendem suas luzes no planeta todos os dias, 38 o fazem porque há uma térmica a carvão ligada, produzindo energia.

Quase metade da energia energética produzida no Brasil vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas, mas nos últimos anos, a geração de energia eólica, produzida pelo vento, e a solar vem ganhando destaques.

A energia hidrelétrica é a fonte limpa e renovável com a maior capacidade instalada do mundo. No final de 2021, de acordo com o relatório IRENA, a capacidade global de geração renovável era de 3.064 GW.

É a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, tendo produzido mais de 2,9 milhões de GWh desde o início de sua operação. Em 2022, a usina de Itaipu produziu 69.873.095 MWh.