Qual a maior matriz energética do mundo?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os energéticos de origem fóssil como petróleo, carvão e gás natural, atualmente predominam na matriz energética global e são grandes emissores de GEE.

Ao longo dos séculos, a matriz energética evoluiu bastante. Por muito tempo, no início da história da humanidade, a força muscular foi a principal fonte de energia utilizada pelo homem. Há cerca de apenas 400 mil anos, ocorreu o primeiro avanço tecnológico: o uso do fogo e de utensílios para a caça e a pesca.

A energia hidrelétrica é uma fonte limpa e renovável e atualmente, é a principal matriz energética do país. Esse tipo é obtido pelo aproveitamento da água corrente e de quedas d'água em usinas hidrelétricas.

Brasil tem a matriz energética mais limpa
Entre os grandes consumidores globais, o Brasil tem sem dúvida a matriz energética mais limpa, com a maior participação das energias renováveis na matriz.

fonte solar fotovoltaica

Volume registrado é de 23,9 GW de potência instalada ficando atrás apenas da hidráulica que tem mais de 100 GW. A fonte solar fotovoltaica tornou-se a segunda maior da matriz elétrica brasileira.

A China é quem encabeça o ranking, seguida por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Índia, Austrália e Itália. Com 24 GW de potência energética instalada, está o Brasil. Holanda e Coreia do Sul fecham o ranking mundial.

A China ocupa a primeira posição, com geração de 912 TWh, montante 2,3 vezes o do Canadá e 2,4 vezes o do Brasil. A potência instalada hidráulica brasileira é a terceira maior do mundo em 2011, com 82,5 GW, perdendo para a China (249 GW) e para os Estados Unidos (100,9 GW).

Energia solar
A captação da luz do sol e a sua conversão em energia está em alta.

energia hidroelétrica

A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.

Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso. Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento.

Petróleo, gás natural, biomassa da cana e energia hidráulica são as principais fontes de energia da matriz energética brasileira. Uma vantagem da matriz energética brasileira é a grande participação de fontes renováveis na sua composição.

Dados de 2019 da Agência Internacional de Energia a composição da matriz energética mundial é composta de 31,1% de petróleo e derivados; 27% de carvão mineral; 23% de gás natural; 9,3% de biomassa, 5% de energia nuclear, 2,6% de energia hidráulica e 2% de outros.

Comparando a matriz nacional com a mundial, o consumo de energia gerado por fontes renováveis e não renováveis no Brasil é mais equilibrado. Brasil: 37,4% fontes renováveis | 62,6% fontes não renováveis; Mundo: 13,8% fontes renováveis | 86,2% fontes não renováveis.

energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é a fonte limpa e renovável com a maior capacidade instalada do mundo. No final de 2021, de acordo com o relatório IRENA, a capacidade global de geração renovável era de 3.064 GW.

Energia solar
Mas é uma das fontes renováveis disponíveis mais promissoras no Brasil. Além das características do país que favorecem essa fonte energética, nos últimos anos, o governo tem criado medidas que aumentam o uso e adesão desse tipo de fonte energética.

carvão mineral

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo.

O Brasil encerrou 2022 na 3ª colocação no ranking mundial de geração renovável, mostra relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês). Conforme o levantamento, a capacidade instalada de energia limpa do País subiu de 161 GW para 175 GW no ano passado.

Segundo o Atlas Eólico Nacional, no que tange à produção de energia eólica em comparação aos países da América Latina e ao Caribe, o Brasil é o que possui maior capacidade de produção de energia por meio dos ventos. A energia solar é ainda a menos utilizada no Brasil para geração de energia elétrica.

Petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear são alguns exemplos de fontes de impacto negativo, utilizadas principalmente para geração de energia elétrica, combustível e aquecimento.

O futuro da energia é renovável. Veja as perspectivas para a matriz energética brasileira nas próximas décadas. Com o sucessivo crescimento nos projetos de energia limpa no Brasil, é possível que, até 2030, cerca de 50% da matriz energética brasileira seja renovável.

1. China: em um distante primeiro lugar está a China, com cerca de 254 Gigawatts (GW) de capacidade solar fotovoltaica instalada. 2. EUA: em segundo lugar vem os Estados Unidos, que ultrapassou o Japão e registrou a marca de 73,8 GW instalados.