Qual a maior festa dos judeus?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Páscoa (Pessach)

A Páscoa judaica é conhecida pelos judeus como Pessach, palavra do hebraico que significa passagem. A Páscoa comemorada pelos judeus também é uma de suas festas religiosas mais importantes, assim como é a Páscoa para os cristãos.

Yom Kipur é o dia mais sagrado do calendário judaico e é um momento dedicado à expiação por meio do jejum e orações. Nesta imagem, judeus ultraortodoxos rezam no Muro das Lamentações durante o Yom Kipur, na Cidade Velha de Jerusalém.

Os judeus comemoram a passagem da escravidão para libertação, enquanto que os cristãos comemoram a passagem da morte para vida durante a ressurreição de Jesus Cristo, o Messias. Até o século IV a Páscoa Judaica era comemorada no mesmo dia da Páscoa cristã.

Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus cinqüenta dias após a Páscoa. A data também homenageia a memória do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas, conhecidas por Torah. Essa festa reunia em Jerusalém multidões de judeus vindos de vários países.

Portanto, o Roch Hashaná é um lembrete que Deus é que reina a vida dos homens.

  • O Dia do Perdão, Yom Kippur. Logo após o Roch Hashaná ocorre o Yom Kippur, ou seja, no décimo dia do primeiro mês judaico. ...
  • Festa das Tendas, Sukot. ...
  • Festas das luzes, Chanucá

Dentre as principais épocas especiais ou festas, a mais frequente era o sábado. Todo o trabalho cessava no sétimo dia da semana. O tempo celebrava a obra criadora e o descanso de Deus. A observância do sábado também era sinal do relacionamento com o SENHOR na aliança.

A Torá compõe os 5 primeiros livros do livro sagrado da religião judaica e tem origem no termo hebraico Yará, que significa ensinamento, instrução ou lei. É considerada um guia para os judeus, com 613 mandamentos que ensinam como devem ou não agir, seja nas relações sociais, familiares, religiosas, por exemplo.

O Hanukkah cai em datas distintas a cada ano, devido ao calendário judaico ser diferente do calendário civil. Contudo, normalmente é perto do Natal cristão. Em 2021, a festividade aconteceu entre 28 de novembro e 6 de dezembro.

Em hebraico, o pedido de perdão, o arrependimento, se expressa por selichá ou mechilá. Palavra usada, por exemplo, na reza final de um ritual funerário judaico. Os vivos pedem ao morto selichá, um pedido de desculpas, um pedido de perdão. Expressam, enfim, seu arrependimento.

Cada uma dessas sete festas judaicas anuais continha em si uma lição sobre a história da nação, suas vitórias, sua esperança, e suas derrotas.

Como Israel é um país onde a maioria da população segue o judaísmo, lá é bastante comum uma cerimônia de aniversário que insere o jovem judeu como membro maduro da comunidade judaica, o famoso Bat Mitzvah. Lá as meninas são consideradas quase adultas aos 12 anos, enquanto os meninos são vistos como 'maduros' aos 13.

6 de setembro

A humanidade teve um início, e ele foi há exatos 5.782 anos, completados neste 6 de setembro, segundo a cultura judaica. A data, chamada Rosh Hashaná, comemora o ano-novo do calendário judaico. “É o dia 1º, que começa hoje no pôr do sol.

sete dias

A cerimônia de casamento judaico
Na Chupá, os pais da noiva e a noiva dão sete voltas ao redor do noivo. Esse ritual simboliza os sete dias de criação do mundo.

Durante o bar ou bat mitzvá, é firmado o pacto de obedecer aos mandamentos da Torá, que é o livro sagrado dos judeus. A cerimônia religiosa normalmente ocorre na Sinagoga, direcionada pelo Rabino. Os homens, em sinal de respeito, usam a kippá, que é um pequeno chapéu utilizado em respeito a D'us.

Yom Kipur significa o Dia do Perdão eterno, celebrado uma vez a cada ano. Trata-se de uma das datas mais importantes e sagradas do judaísmo, comemorada no décimo dia a partir do Hosh Hashaná, primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico. Sua comemoração, em 2021, começa na tarde de 15/9 e vai até a tarde de 16/9.

De origem judaica, a comemoração era realizada como agradecimento a Deus, pelo suprimento das necessidades do povo. Era nessa festa que o povo eleito do Senhor, realizava as entregas das primícias ou primeiros frutos a Deus (Êxodo 23:16), e por isso, também ficou conhecida como Festa das Primícias ou do Tabernáculo.

Torá

O velho testamento é chamado pelos Judeus de Torá, e é seguido tanto pelos judeus, como por cristãos.

A Festa da Colheita é uma festa que fala da prosperidade daquilo que foi semeado. De origem judaica, a comemoração era realizada como agradecimento a Deus, pelo suprimento das necessidades do povo.