Qual a maior favela da América do Sul?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Sol Nascente, no DF, tem a maior favela da América Latina, diz IBGE. Segundo o IBGE, a maior favela da América Latina fica no Sol Nascente, em Ceilândia. São 79 mil moradores ocupando um terreno plano.

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

Sol Nascente, no DF, tem a maior favela da América Latina, diz IBGE.

Rocinha

Visita à Rocinha, a mais famosa favela do Brasil, em companhia de morador local, nascido e criado na Rocinha e que lá vive há mais de 50 anos, o sr Aílton Araújo , pessoa conhecida em toda a comunidade!

São Paulo tem 2.087 favelas, o equivalente a 33% das favelas nacionais, e o Rio tem 1.332 (21%), mas as características desses locais de moradia são muito distintas nos dois Estados.

Campo Grande

O bairro mais populoso do Brasil é Campo Grande, no Rio de Janeiro. O campeão brasileiro conta com 367.160 pessoas distribuídas por 104,9 Km². A capital fluminense também abriga o segundo bairro mais populoso: Santa Cruz, onde vivem 218.789 em uma área de 23,2 Km².

Belém

Belém já é a capital mais favelizada. Mantém mais da metade (55,4%) do milhão e meio de habitantes vivendo em favelas. Manaus aparece em segundo lugar.

Santa Isabel

Em Santa Isabel, a ausência de favelas não é nenhum sinal de riqueza ou desenvolvimento. É por ter 83% de seu território em áreas de proteção de mananciais -característica que limita a expansão das indústrias e dos empregos- que ela também não atrai moradores de fora nem a formação de habitações precárias.

Sol Nascente supera Rocinha em habitantes e se torna maior favela do país. Dados preliminares do Censo 2022 mostram que a favela do Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal, superou a Rocinha, no Rio de Janeiro e já é a maior reunião de domicílios subnormais do país.

Brasília tem muitas riquezas e muita pobreza. A capital é a cidade mais desigual do país. Tanto que tem o maior rendimento domiciliar per capita do Brasil e a maior favela da América Latina.

A Rocinha foi, por muitos anos, uma das favelas mais seguras do Rio. Seu mergulho em batalhas sangrentas é simbólico do esfacelamento da cidade.

Ação midiática taxa Heliópolis como uma das favelas mais perigosas do Brasil. A partir do dia 29 de maio de 2021 o desaparecimento do soldado Leandro Patrocínio e os desdobramentos desse caso vem chamando a atenção, tanto dos moradores quanto das pessoas que não conhecem o nosso bairro.

Contudo, dados preliminares divulgados pelo Censo 2022 indicam que a Favela Sol Nascente, no Distrito Federal, ultrapassou a marca da favela carioca e hoje é a maior favela do país em número de domicílios.

Amazonas

Entre os estados brasileiros, o Amazonas (34,59%) tem a maior proporção de domicílios em aglomerados subnormais.

IBGE: Brasil tem 11.403 favelas, onde vivem cerca de 16 milhões de pessoas - 17/03/2023 - UOL Economia.

Destes, a população urbana em favelas em meados do ano foi de cerca de 213 milhões na África Subsariana, 207 milhões na Ásia Oriental, 201 milhões no Sul da Ásia, 113 milhões na América Latina e Caribe, 80 milhões no Sudeste da Ásia, 36 milhões na Ásia Ocidental e 13 milhões de pessoas no Norte da África.

Cinque Terre – as favelas mais bonitas do mundo.

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho é um conjunto de favelas situado na fronteira entre os bairros de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

PCC

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.