Qual a maior facção de Fortaleza?

Perguntado por: vresende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Guardiões do Estado

Guardiões do Estado (ou, na sigla, G.D.E.) é como é conhecida uma facção criminosa originária da cidade de Fortaleza, a maior facção de todo o estado do Ceará.

Não é segredo que o PCC é a maior facção do país, com ação transnacional. Ele não age apenas na compra de maconha e cocaína de países produtores, mas também exporta toneladas de drogas para Europa, África e Ásia por meio de navios de carga que atracam na costa brasileira.

Conforme o documento, quatro facções atuam no território cearense, mas a GDE cresceu de forma desordenada e "domina a maioria dos bairros de Fortaleza, no comando das áreas do tráfico de drogas".

Legenda: Lindomar de Sousa da Silva é apontado como um dos fundadores do grupo criminoso Guardiões do Estado (GDE).

Quais são os bairros nobres de Fortaleza?

  • 1 – Meireles. O Meireles é um dos melhores bairros para se viver em Fortaleza. ...
  • 2 – Aldeota. ...
  • 3 – Dionísio Torres. ...
  • 4 – Guararapes. ...
  • 5 – Varjota.

No Brasil, a presença do PCC, além de São Paulo, é mais forte em Mato Grosso do Sul e no Paraná por causa da fronteira com os países que têm bandos parceiros da facção.

Integrantes de duas quadrilhas rivais de tráfico de drogas, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e a Família do Norte (FDN) — aliada do Comando Vermelho (CV) — entraram em confronto naquele que foi considerado o massacre mais violento da história do sistema prisional brasileiro desde a chacina do Carandiru (1992).

Em São Paulo, as facções PCC (Primeiro Comando da Capital), CDL e CRBC têm se enfrentado pelo controle de unidades.

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional. A facção de origem paulista está presente no DF e em outros 24 Estados.

Com a terceira maior taxa de mortes violentas por habitantes (59,1 mil por 100 mil), o Ceará também é o terceiro estado com mais integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) no país.

Conhecida pelos nomes de Massa, Neutros, Comando da Laje ou Tropa do Mago, a facção está "diretamente envolvida" na maior parte dos homicídios registrados em novembro e dezembro no Município.

O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional. Ele não age apenas na compra de maconha e cocaína de países produtores, mas também exporta toneladas de drogas para Europa, África e Ásia por meio de navios de carga que atracam na costa brasileira.

Amigos dos Amigos, Comando Vermelho, Terceiro Comando, Primeiro Comando da Capital, Primeiro Comando Mineiro, Paz, Liberdade e Direito, Comando Norte/Nordeste. São todos nomes de facções criminosas espalhadas de Norte a Sul do país.

O número 745 faz menção à posição no alfabeto das letras que formam o nome da Facção. A carta também circula nas redes sociais e serviços de mensagens como WhatsApp. No texto, os supostos integrantes da GDE ameaçam parar o Ceará e explodir a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

No Rio Grande do Sul, a frase tudo 3 é associada à facção criminal Bala na Cara. A expressão é utilizada para indicar que tudo vai bem, mas só pode ser falada entre os irmãos da facção Bala na Cara, pois ela não é bem aceita entre outros territórios que não sejam dele. Tá tudo 3 (tudo tranquilo).

[FOTO1]Atualmente, quatro organizações criminosas dominam o Estado.

Ainda hoje, o Comando Vermelho está organizado nos presídios cariocas, como Bangu 1 (onde estão as principais lideranças), e controla também algumas associações de moradores de favelas. No Rio, não há uma liderança principal. Cada um dos líderes comanda uma área.