Qual a maior fábrica de cerâmica do Brasil?

Perguntado por: ibernardes2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Portobello

Sediada em Tijucas, Santa Catarina, a Portobello é hoje a maior empresa cerâmica do Brasil.

8 ceramistas brasileiros que você precisa conhecer

  • Carolina Peraca (@carolinaperaca) ...
  • Fernanda Pompermayer (@fernandapompermayer) ...
  • Ludmila Stievano (@luli_atelie) ...
  • Monike Mar (@monikemar) ...
  • Natalia Uchôa (@studionun) ...
  • Pâmela Moraes (@studiopamelitas) ...
  • Priscilla Ramos (@cumbucachic) ...
  • Tily (@t00dlees)

Tracunhaém, localizado na mata Norte do estado de Pernambuco é conhecido como o “pólo cerâmico”, porque a maioria da população dedica-se à produção de santos em barro.

Porto Ferreira é uma cidade que fica no interior de São Paulo, famosa pela fabricação e comércio de loucas e cerâmicas.

Maximiliano Gaidzinski

Foi fundada em 1960 pelo empresário Maximiliano Gaidzinski, e chega ao ano 2020 com incontáveis conquistas para comemorar.

Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A - e pelo Bloco Seibel.

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (21), o projeto que confere à cidade paulista Porto Ferreira o título de Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração (PLS 72/2013). A cidade, que fica a 220 quilômetros de São Paulo, é um conhecido polo de produção de cerâmica.

E uma pequena porcelana chinesa para limpar pincéis da dinastia Song, fabricada no século XII, é o objeto de cerâmica mais caro da história: foi adquirida por 31 milhões de euros em um leilão.

No Brasil, a cerâmica tem seus primórdios na Ilha de Marajó. A cerâmica marajoara aponta à avançada cultura indígena que floresceu na ilha. Estudos arqueológicos, contudo, indicam a presença de uma cerâmica mais simples, que indica ter sido criada na região amazônica por volta de cinco mil anos atrás.

Polo cerâmico de Santa Gertrudes

“O Polo cerâmico de Santa Gertrudes, especialmente o município em si, tem uma das maiores minas de argila do mundo”, diz Elson Longo, professor do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Araraquara, e coordenador do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) ...

Atualmente das 47 cerâmicas do estado de São Paulo, 34 estão localizadas no Polo Cerâmico de Santa Gertrudes e são responsáveis por gerar aproximadamente 15 mil empregos diretos e 200 mil indiretos.

Qual é o salário de Ceramista? O salário médio nacional de Ceramista é de R$2.478 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Ceramista na sua região. As estimativas de salários têm como base os 28 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Ceramista.

A indústria ceramista no Brasil possui um faturamento anual de 18 bilhões, representando 4,8% da indústria da construção civil no país e gerando em torno de 293 mil empregos diretos e 900 mil indiretos.

Os ceramistas ou oleiros atuam principalmente em empresas de fabricação de produtos de minerais não-metálicos, de reciclagem e construção.