Qual o maior motivo que faz com que os estudantes tenham dificuldade de compreensão da matemática?

Perguntado por: osouza8 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Os estudantes têm em mente o conceito pré-existente que a Matemática é uma disciplina complicada, abstrata, sem relação com a realidade. Por conta desse fato fica difícil para o professor ministrar suas aulas de maneira confortável.

A discalculia pode ocorrer com a dislexia, uma dificuldade de aprendizagem da leitura — cerca de metade das crianças com discalculia também têm dislexia. Embora os números variem, a prevalência estimada de discalculia em populações escolares é de 3 a 6%.

Para alguns, a matemática é considerada uma disciplina difícil, abstrata e compreendida por poucos. As razões que mantém este mito são os altos índices de reprovação na disciplina, o baixo desempenho em avaliações nacionais, os problemas de ensino, além das crenças e do próprio senso comum (SILVEIRA, 2002).

A discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.

A hipótese de Riemann
Esse problema é considerado por muitos matemáticos como um dos mais difíceis de todos os tempos. E, de fato, a hipótese de Riemann nunca foi resolvida!

Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

A dificuldade de aprendizagem também está ligada ao déficit de processamento. Quando os alunos têm um déficit de processamento, eles têm dificuldade para entender os dados sensoriais. Isso dificulta o desempenho dos alunos em uma sala de aula tradicional sem apoio instrucional.

A disciplina é na maioria dos casos considerada complexa, devido à carência de conceitos básicos essenciais, decorrente de métodos de ensino inadequados, despreparo de alguns professores, desmotivação de professores e consequentemente de alunos e o não acompanhamento dos pais.

Assegurar o numeramento de todos os jovens não é a única meta da educação matemática na educação básica, mas esse é o objetivo fundamental e prioritário. ssegurar o numeramento de todos os jovens não é a única meta da educação matemática na educação básica, mas esse é o objetivo fundamental e prioritário.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

A discalculia pode causar diferentes tipos de dificuldades matemáticas. Portanto, os sintomas podem variar de criança para criança. Observar seu filho e tomar notas para compartilhar com professores e médicos é uma boa maneira de encontrar as melhores estratégias e apoio para seu filho.

2 resposta(s)
Os transtornos de aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem, famílias desestruturadas, condições precárias de vida etc..

Segundo a literatura médica, a discalculia é uma desordem neurológica que afeta a habilidade de adquirir destrezas matemáticas. Alunos discalcúlicos podem experimentar dificuldades para entender conceitos numéricos, carecem de compreensão intuitiva dos números e têm problemas para aprender operações matemáticas.

Relacionar a matemática com os aspectos práticos da vida diária ajuda os alunos com discalculia a entender os conceitos e a enxergar as relações entre os números. Usar objetos que os alunos podem manipular, como copos de medição e réguas, ajuda a tornar os conceitos matemáticos menos abstratos.