Qual a maior decepção que uma pessoa pode ter?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

A maior decepção é aquela que vem de quem nunca esperamos. A intensidade da decepção é proporcional a amizade, ao afeto, ao amor e ao carinho que você tem por quem lhe proporcionou tal dor.

A decepção em um relacionamento, seja amoroso, familiar ou amizade, traz consequências negativas variadas: mágoas, quebra da confiança, medo de se envolver romanticamente, medo de fazer novos amigos, perda da admiração pela pessoa, convivência insuportável, entre outros.

A decepção é uma resposta emocional complexa que surge quando nossas expectativas, desejos ou esperanças não são realizados, sendo assim, ela faz parte da experiência humana.

Esse apego exacerbado é propício para causar decepções amorosas dolorosas.

  1. O perigo do excesso de expectativas. ...
  2. Deixe o tempo agir. ...
  3. Dê pequenos passos em direção ao futuro. ...
  4. Aprenda a perdoar. ...
  5. Aprenda as lições cabíveis. ...
  6. Compreenda que a vida não pode parar. ...
  7. Foque em você

A frustração impede a liberdade emocional. Expressar a frustração com intuito de superá-la é saudável, mas somente numa posição não irritável, não hostil. A decepção é uma forma de frustração que ocorre quando as expectativas não são atendidas.

A decepção vem sempre de quem menos esperamos... Por mais que o tempo passe há feridas que nunca cicatrizam. BARBOSA, J. A.

O mais importante é não valorizar demais o erro da pessoa, mas sim buscar aprender com a pessoa que erra. Especialmente, buscar libertar seu coração de mágoas e não deixar que nenhum erro alheio, por pior que seja, tire a sua fé no ser humano. Lembre-se disso e siga em frente sem ressentimentos!

A decepção é um sentimento negativo de tristeza e mágoa que é causado por uma situação ou pessoa. Esta palavra tem origem no latim deceptio, que remete para a ideia de engano, trapaça, dolo.

A desilusão amorosa pode se enquadrar em muitos aspectos, sendo alguns mais comuns onde o indivíduo sente um amor não correspondido, ou terminou um relacionamento, seja ele namoro ou casamento, ou mesmo quando rompe os laços antes mesmo de iniciar qualquer relação.

Mas os sentimentos de ausência e tristeza prolongada após a perda da pessoa amada, além do estresse emocional em longo prazo, podem ter efeitos catastróficos no coração, alerta o cardiologista. Os principais sintomas da síndrome são dor torácica, falta de ar ou colapso semelhante a um ataque cardíaco.

Você não pode apressar o amor — e, infelizmente, tampouco pode abreviar o processo de superação do fim do relacionamento. Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação.

Como superar uma desilusão amorosa

  1. Confie no tempo. O tempo é capaz de curar todas as dores, pois permite que você acalme suas emoções, reestruture sua base e encontre o aprendizado por trás da desilusão amorosa. ...
  2. Pratique o perdão. ...
  3. Combata a baixa autoestima. ...
  4. Viva o “luto” ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

A depressão amorosa é uma consequência da dependência emocional, em que o indivíduo projeta todas as suas expectativas e sua felicidade no outro, passando a depender da pessoa amada para se sentir feliz, capaz, para tomar decisões e até mesmo para se sentir amado.

Depressão amorosa e estudos acadêmicos
A decepção de amor é acompanhada de sentimentos negativos e é seguida de um período mais introspectivo. Com esse intuito, aparecem algumas pesquisas para compreender os efeitos que a separação provoca nos indivíduos.

Tristeza Profunda: 10 Dicas da Psicologia para superá-la!

  1. Cerque-se de pessoas que te fazem bem!
  2. Olhe para os momentos como finitos!
  3. Faça programas que lhe agradem.
  4. Fale sobre seus sentimentos.
  5. Respeite os seus limites!
  6. Foque no autoconhecimento.
  7. Invista na ajuda psicológica!
  8. Entenda que você não está sozinho!

2. Desapontamento. 3. Malogro de uma esperança.

Alguns sentimentos comuns que acompanham a frustração são a sensação de impotência, a raiva, a ansiedade e o estresse. A vontade de desistir e a perda de confiança em si mesmo também são comuns nessa situação que afeta a autoestima e, no calor no momento, muitas vezes, parece não ter solução.

A maior frustração de ser humano é não saber lidar com seus fracassos. Não deixe que suas frustrações dominem você, lembre-se o tamanho das suas frustrações é do tamanho das suas ambições.

A frustração apresenta alguns sinais e sintomas, quer físicos quer psicológicos. A um nível físico, podem ser experienciadas sensações como falta de energia, cansaço, perda de apetite, insónia. A nível psicológico é frequente uma sensação de desesperança, deceção, tristeza e até raiva.