Qual a maior crítica da Conitec?

Perguntado por: nalbuquerque . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

A CONITEC mostra em números uma produtividade maior, mas ainda recebe críticas de que faltam critérios claros para a incorporação dos oncológicos. "Tivemos problemas incomuns no registro, que só agora a Anvisa está solucionando, assim como temos acumulado problemas com a incorporação na esfera da CONITEC.

A CONITEC é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde o qual é responsável pela incorporação de tecnologias no SUS e assistida pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS).

Para proferir suas recomendações, a Conitec se baseia na análise das melhores evidências científicas disponíveis na literatura sobre a eficácia, efetividade, acurácia e a segurança de medicamentos, assim como na avaliação de estudos econômicos dessas tecnologias, elaborados sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde.

Como tratar TDAH gratuitamente no Brasil? Pelo SUS, o atendimento aos pacientes com TDAH geralmente é feito por meio dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que são centros que acompanham pacientes com transtornos mentais, buscando realizar o acompanhamento clínico e a reinserção destas pessoas na sociedade.

Esse plenário é composto por representantes de cada secretaria do Ministério da Saúde (7 ao todo), CFM, CNS, CONASS, CONASEMS, ANS e ANVISA.

Foi estabelecido por Decreto Presidencial o prazo de 180 dias para conclusão de pedidos protocolados para avaliação pela CONITEC, admitida prorrogação por mais 90 dias, quando as circunstâncias exigirem.

Os PCDT são documentos que visam garantir o melhor cuidado de saúde diante do contexto brasileiro e dos recursos disponíveis no SUS.

Os pacientes da saúde suplementar, quando verificam que o plano fornece atendimento com equipamentos tecnológicos, sentem-se mais seguros e valorizados para continuar no plano.

Qualificar o processo decisório na avaliação de tecnologias em saúde, buscando a promoção e a proteção da saúde da população brasileira, a melhor alocação dos recursos disponíveis e a redução das desigualdades regionais.

Brasília: CONITEC, 2020. BRASIL. Resolução Da Diretoria Colegiada – RDC nº 46 ANVISA/MS, de 28 de agosto de 2009. Brasília: Ministério da Saúde.

A importância da tecnologia na saúde
Com essas ferramentas, o campo médico pode coletar dados sobre pacientes e determinar quais medidas preventivas são as mais úteis para reduzir o risco de doenças, por exemplo.

O uso de novas tecnologias em saúde reduz a necessidade de investimento para prevenção, consultas, exames e até no caso dos tratamentos. A internet, por exemplo, facilitou o compartilhamento de arquivos, reduzindo e – às vezes – eliminando deslocamentos desnecessários do paciente até a clínica.

Permite que a dimensão relacional se desenvolva mais do que a preocupação em direcionar a conversa de acordo com que o profissional considera "tecnicamente correto".

As tecnologias leves são as das relações; as leve-duras são as dos saberes estruturados, tais como as teorias, e as duras são as dos recursos materiais. A adoção das tecnologias leves no trabalho em saúde perpassa os processos de acolhimento, vínculo e atenção integral como gerenciadores das ações de saúde.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º O poder público deve desenvolver e manter programa de acompanhamento integral para educandos com dislexia, Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.

De acordo com o professor, isso acontece porque pessoas com TDAH têm mais risco de se envolver em acidentes de trânsito e ocupar, por exemplo, um leito de hospital; de ter trocas frequentes de emprego, o que impacta na economia do país; além de ter chance de desenvolver outros quadros psiquiátricos, como depressão, ...

Crianças e Adolescentes com TDAH tem direito ao Benefício Loas do INSS!

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde.

Continuar lendo O que avalia a Conitec?