Qual a maior criptografia do mundo?

Perguntado por: hescobar . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 19 votos

DES Data Encryption Standard

DES. Data Encryption Standard (DES) é uma das primeiras criptografias utilizadas e é considerada uma proteção básica de poucos bits (cerca de 56). O seu algoritmo é o mais difundido mundialmente e realiza 16 ciclos de codificação para proteger uma informação.

A principal vantagem do AES sobre o DES é o tamanho das chaves geradas, cujo comprimento pode ser de até 256 bits, tornando-as mais difíceis de decifrar por usuários não autorizados. Além disso, o algoritmo de criptografia AES é mais rápido, já que é matematicamente mais eficiente.

Existem dois tipos de cripto-sistemas: simétricos e assimétricos. Em sistemas simétricos, a mesma chave (a chave secreta) é usada para criptografar e descriptografar uma mensagem.

A primeira mensagem criptografa que se tem conhecimento é datada de 1900 a.C. e foi encontrada no Egito. Antes do desenvolvimento de sistemas postais e transmissões elétricas de mensagens, a maneira mais comum de mandar uma mensagem era através de um mensageiro privado.

Todas as mensagens trocadas no WhatsApp contam com a segurança do mesmo protocolo de criptografia Signal que protege as mensagens antes que elas saiam do seu aparelho.

Arthur Scherbius

História da Criptografia. Desenvolvida por Arthur Scherbius em 1918, a Enigma levantou um grande interesse por parte da marinha de guerra alemã em 1926, quando passou a ser usado como seu principal meio de comunicação e ficaram conhecidas como Funkschlüssel C.

A criptografia quântica é um afluente em desenvolvimento da criptografia que utiliza os princípios da Mecânica Quântica para garantir uma comunicação segura. Com ela, emissor e receptor podem criar e partilhar uma chave secreta para criptografar e decifrar suas mensagens.

A única técnica criptográfica que foi matematicamente provada ser impossível de quebrar foi a One Time Pad (OTP), ou Chave de uso único. Com ela, mesmo que alguém disponha de tempo e recursos computacionais infinitos, não seria possível quebrar a criptografia.

Muitos especialistas consideram que quebrar a criptografia seja impossível, ou demore pelo menos alguns anos para acontecer.

O que é a criptografia na rede de Internet, chaves e protocolos? A criptografia na rede de Internet, em geral, está presente em procedimentos que exigem a inserção de informações pessoais em formulários online, como em sites de instituições financeiras, lojas virtuais e páginas de órgãos do governo.

1920

Apesar do termo “criptografia” ter sido criado em 1920, um dos métodos clássicos foi definido há mais de mil anos, no século IX por volta de 850, quando um matemático árabe chamado Al-Kindi (Iraque, 801-853), conhecido como AlKindus, publicou um manuscrito sobre a decifração de mensagens criptografadas (WAZLAWICK, 2016 ...

Quando uma criptografia é feita com 128 bits, significa que 2128 é o número de chaves possíveis para decifrá-la. Atualmente, essa quantidade de bits é considerada segura, mas quanto maior o número, mais elevada será a segurança.

Por fim, quando nos referimos a criptografar uma mensagem, relacionamos com a ocultação de informações com base na sintaxe da mensagem, ou seja, alterando os símbolos que a compõe; em troca, a codificação se baseia na alteração semântica da mensagem, o que está relacionado com o significado da informação.

Pesquisadores chineses surpreenderam o mundo ao afirmar terem conseguido quebrar a criptografia RSA de baixo nível – o método de criptografia padrão usado em transmissões seguras de dados em todo o mundo – usando um híbrido de computador quântico e clássico.

O Código de César, como ficou conhecido era um sistema simples de substituição, no qual cada letra da mensagem original era trocada pela letra que se situa três posições à sua frente. Desta forma, a letra A era trocada por D, B por E, e assim por diante.

A grande necessidade de uso da criptografia está na proteção da identidade e dos dados do usuário. Caso haja alguma tentativa de invasão, o sistema de criptografia protege todas as informações importantes: tanto os dados pessoais dos usuários o quanto o conteúdo de arquivos e de mensagens trocadas.

“As mensagens e as chamadas são protegidas com a criptografia de ponta a ponta e ficam somente entre você e os participantes dessa conversa. Nem mesmo o WhatsApp pode ler ou ouvi-las.” Disponíveis ao aplicativo, ficam apenas os metadados de uma conversa.

Portanto, aí está a primeira maneira de descobrir se aquele seu “amigo” de fato o adicionou na agenda: basta criar uma Lista de transmissão, enviar uma mensagem e aguardar para ver se o contato a recebeu. Se sim, então você foi adicionado à agenda dele; se não, é sinal que você ainda não é tão importante assim.

Como usar criptografia no backup do WhatsApp [iPhone e Android]

  1. Abra as configurações do WhatsApp: ...
  2. Acesse seu backup de conversas: ...
  3. Ative a criptografia de ponta a ponta: ...
  4. Confirme as informações sobre sua senha: ...
  5. Crie e confirme sua senha: ...
  6. Crie o backup criptografado:

De acordo com especialistas militares, o feito de Turing e a equipe de cientistas foi responsável por encurtar a guerra em alguns anos. Ao que se sabe, apenas uma outra máquina Enigma reside no Brasil e está exposta no museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

A letra inicial de cada mensagem era, portanto, a chave criptográfica de cada mensagem, e, por isso, era trocada todos os dias, exatamente à meia-noite.