Qual a maior comercializadora de energia do Brasil?

Perguntado por: ghilario . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos
PosiçãoEmpresaVendas em MWm
1ENGIE BR COM3.042,6
2AUREN2.909,3
3BANCO BTG PACTUAL2.783,1
4COPEL COM2.563,4

As principais ações de empresas de energia elétrica do Brasil são: Alupar, AES, Celesc, Cemig, CESP, CPFL, Copel, EDP, Eletrobras, Eneva, Energisa, Engie, Equatorial, Light, Neoenergia, Ômega, Taesa e Transmissão Paulista. Já pensou em investir no setor elétrico?

Uma comercializadora de energia é uma empresa que trabalha com compra e venda de energia, fazendo negócios com companhias geradoras, outras comercializadoras e consumidores. Esse tipo de comércio é orientado com base nas regras do Mercado Livre de Energia, que garante uma negociação justa para ambas as partes.

O ranking inclui três companhias brasileiras: Weg, São Martinho e CPFL Energias Renováveis.

As empresas concessionárias que distribuem energia elétrica no Estado de São Paulo são: Eletropaulo, CPFL, EDP São Paulo, Elektro e Energisa.

As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.

Matriz Elétrica Mundial 2020
A matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética, isso porque grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas.

No topo do ranking a mais de três anos continua o estado de Minas Gerais, que hoje conta com 151.324,88 kW sendo 9.154 unidades geradoras e 20.546 unidades que recebem créditos.

A União possui 53,9% das ações ordinárias da companhia e, por isso, tem o controle acionário da empresa. A administração federal é proprietária ainda de 15,5% das ações preferenciais, cuja maioria está em mãos privadas.

cana-de-açúcar

A segunda maior fonte de energia no Brasil são os derivados de cana-de-açúcar, representando 19% da energia gerada no país. A partir da cana-de-açúcar é possível produzir etanol, bioeletricidade e biogás. Os derivados de cana-de-açúcar são a principal fonte de energia renovável do Brasil.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é uma autarquia federal (ou seja, uma entidade com gestão independente do poder público) que é responsável por regular a geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica no país.

A Abraceel é uma associação que defende a livre competição de mercado como instrumento de promoção da eficiência e segurança do abastecimento nas áreas de energia elétrica, etanol e gás natural, bem como de estímulo ao crescimento das negociações de créditos de carbono.

Ou seja, a comercializadora nada mais é do que uma empresa que atua como mediadora entre o produtor de energia e o consumidor final, sendo que as próprias geradoras, distribuidoras e consumidoras também podem atuar como comercializadoras, desde que estejam cadastradas na CCEE.

MaiorDoBrasil

#MaiorDoBrasil. Somos a maior franquia de energia solar do Brasil, pioneira no setor atuando desde 2014, presente em 26 estados mais Distrito Federal com +400 unidades e milhares de sistemas instalados – residenciais, comerciais, industriais, rurais e outros.

A companhia é controlada por fundos de private equity da gestora brasileira Vinci Partners, criada em 2010 por um grupo de ex-sócios do BTG Pactual liderados por Gilberto Sayão.

A Alupar se destaca em transmissão, a Engie em geração, a Equatorial em distribuição e a Enel pela eficiência em administrar ativos. “Apesar dos desafios no Brasil, estas empresas são capazes de estar entre as melhores performances do mundo utilizando alavancas muito específicas.

energia solar

A quinta maior fonte de energia no Brasil é solar, participando com cerca de 0,1% da matriz energética nacional. A geração de energia solar ou fotovoltaica funciona através do aproveitamento da luz do sol, transformando-a em energia elétrica, através de painéis fotovoltaicos ou de um sistema heliotérmico.

energia solar

A energia solar é ainda a menos utilizada no Brasil para geração de energia elétrica. Em 2015, apenas 0,01% da energia foi proveniente da geração fotovoltaica.