Qual a maior causa de sangue na urina?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

As principais, são: Infecções urinárias: a cistite, especialmente nas mulheres, é a ocorrência infecciosa mais comum. Nestes casos, o sangramento costuma acontecer no fim da micção e pode ser acompanhado de ardência. Outra possibilidade é a infecção do rim.

“A presença de sangue na urina não é sempre uma situação de gravidade. Pode acontecer em situações benignas e autolimitadas, como uma infeção urinária ou uma cólica renal”, afirma o urologista.

Infecção do trato urinário
As infecções podem causar sangue na urina. Essa condição ocorre quando algum tipo de microorganismo, como bactérias, vírus ou fungos, entram no canal urinário. Normalmente, é acompanhada de sintomas, como dor ao urinar, febre e náusea.

Causas de sangue na urina

  • Infecção da bexiga. Normalmente, as bactérias são a causa da cistite. ...
  • Infecção da próstata. Às vezes, a causa é uma infecção bacteriana. ...
  • Cálculos no trato urinário. Cálculos minúsculos podem não causar sintomas... ...
  • Defeitos congênitos dos rins e do trato urinário.

Sem condições de esvaziar propriamente a bexiga, a urina que permanece se torna foco de bactérias que saem pelo canal urinário e pode atingir os rins. O foco de infecção, portanto, avança e pode chegar ao sangue e levar a um quadro de infecção generalizada, explica Leão.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Água de coco. Além da água mineral, a água de coco também é uma excelente aliada para combater os cristais. Suas propriedades antioxidantes ajudam os rins a filtrar o sangue e a formar a urina, que libera as toxinas.

Já sabemos que a presença de sangue na urina é considerada o principal sinal de alerta para o câncer de bexiga.

Exame de urina
Para constatar a hematúria, os especialistas utilizam como base de avaliação a existência de 10.000 hemácias por mililitro de urina ou 5 hemácias por campo em um grande aumento. Níveis superiores a esses valores são um sinal de atenção e demandam orientação médica.

A presença de sangue na urina chama-se hematúria e pode ocorrer por diversas doenças, tais como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves (para saber mais detalhes sobre a hematúria. Um resultado falso positivo pode acontecer nas mulheres que colhem urina enquanto estão na período menstrual.

Sinal de alerta. Como você viu, a presença de hemácias altas na urina pode indicar problemas de saúde que exigem tratamento. Portanto, ao notar uma coloração diferente no xixi, é importante procurar atendimento médico (até porque os pacientes não costumam sentir outros sintomas).

A chamada Pielonefrite ocorre quando a infecção chega aos rins, tornando-se a variação mais preocupante da infecção urinária, podendo levar a uma infecção generalizada e até mesmo o óbito do paciente.

Quais os tipos e sintomas de infecção urinária?

  • Disúria, que é a ardência ou dor ao urinar, é o sintoma mais comum da cistite;
  • Frequência urinária com baixo volume de urina;
  • Sensação de pouco esvaziamento ou de peso na bexiga;
  • Incontinência urinária;
  • Sangue na urina;
  • Urina com cheiro forte.

O valor considerado normal para a presença de hemácias na urina é de 10.000 por mL ou 3 a 5 hemácias por campo. Quando estão dentro dessa faixa, o resultado pode ser hemácias raras na urina ou ausentes. Esses valores podem se alterar um pouco a depender dos valores de referência de cada laboratório.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Pseudomonas Aeruginosa. Identificada em 1882, esta bactéria é altamente resistente a muitos antibióticos e as infecções causadas por ela podem levar à morte1.