Qual a maior causa de morte súbita?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Entre as principais causas da morte súbita, além da doença coronariana, estão as cardiopatias estruturais, como a Cardiomiopatia Hipertrófica e a Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito. São doenças genéticas que alteram a estrutura da musculatura e da parte elétrica do coração.

A morte cerebral inicia-se após quatro a seis minutos da parada cardíaca. Podendo ser revertida em poucos minutos na maioria das vítimas através do choque elétrico.

Apesar de, normalmente, não haver nenhum aviso antes de uma parada cardíaca súbita, alguns dos sintomas a seguir podem surgir antes que ela ocorra:

  1. Cansaço ou fraqueza.
  2. Falta de ar.
  3. Desmaio.
  4. Tontura ou sensação de desmaio.
  5. Palpitações no coração.
  6. Dor no peito.

A maior parte das mortes súbitas estão relacionadas a condições cardiovasculares, mas elas também podem ter origens vasculares, pulmonares e cerebrais. Acontecem de forma repentina e podem ocorrer tanto em bebês e adultos quanto em atletas, apesar de ser mais comum em pessoas idosas que já tenham doenças cardíacas.

Geralmente, os Médicos Cardiologistas dizem que houve morte súbita, sendo esse o conceito que engloba a morte em até um dia. Ou seja: tanto o caso de uma pessoa que morre no momento em que o infarto acontece quanto o daquela que morre até 24 horas depois são considerados mortes súbitas”.

Mantenha a calma e ative os serviços de saúde
Também caberá à equipe médica descobrir qual foi a causa da morte, a partir de questionamentos aos familiares e não da autópsia. Após essa confirmação, você terá em mãos o Atestado de Óbito, com o qual poderá providenciar a Certidão, de que falaremos mais adiante.

Na morte súbita cardíaca há uma perda abrupta da função cardíaca e consequentemente da consciência e da função respiratória. Geralmente, resulta de um distúrbio eléctrico (isto é, de uma arritmia maligna) que interrompe a acção de bombear do coração e por isso, não há fluxo de sangue para o corpo.

Quais são as causas? O mal súbito pode ser provocado por diversas causas, incluindo condições momentâneas (desidratação, estresse, queda de pressão, por exemplo) ou quadros mais graves (aneurisma, arritmia e infarto).

Assim, com o sangue oxigenado mecanicamente, o coração pode bater por até alguns dias após a morte cerebral, e para imediatamente caso o respirador seja desligado.

Doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte; diabetes e demência entram na lista. A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos.

“O infarto é mais frequente em homens, especialmente a partir dos 45 anos, porém, também tem acometido pessoas mais jovens. Ainda, observamos um aumento significativo no sexo feminino”, afirma o cardiologista.

Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.

De acordo com a cardiologista, o mal súbito é definido como “uma perda inesperada e repentina da consciência, muitas vezes caracterizada por um desmaio ou síncope. Esses quadros de desmaios podem ser rápidos e com recuperação espontânea da consciência sem sequelas. Porém, também podem causar morte súbita”.

Sem a restauração imediata do tratamento do ritmo cardíaco, a morte ocorre dentro de minutos. Às vezes, os pacientes podem ter dor no peito, falta de ar ou tonturas, que servem como alertas para um problema cardíaco potencial. Desmaios também podem preceder a morte súbita cardíaca.

Morte súbita é a morte inesperada dentro de 1 hora do início dos sintomas ou quando a vítima foi vista em “boas condições” nas 24 horas prévias.

De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.

Outros sintomas do infarto

  • Desmaio sem causa aparente. O desmaio pode ser um dos primeiros sintomas de um problema como o infarto, principalmente quando em conjunto com falta de ar e suor repentino e sem motivo aparente. ...
  • Falta de ar. ...
  • Náusea, indigestão ou dor abdominal. ...
  • Suor frio (sudorese) ...
  • Tontura. ...
  • Palpitações. ...
  • Fraqueza.

Isto acontece porque de manhã há uma maior descarga adrenérgica (liberação de hormônios como a adrenalina, que elevam a frequência cardíaca), maior tendência de elevação da pressão arterial e maior agregação plaquetária, um fenômeno do sangue que favorece a obstrução de um vaso.

O que é o mal súbito ou morte súbita
Nesse caso, a pessoa perde completamente a consciência e cai no chão. É uma emergência médica extremamente grave, pois a cada 1 minuto passado se reduz em 10% a chance de sobrevivência.