Qual à maior causa de lesões em atletas e por quê?

Perguntado por: lmoreira7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Os motivos para o surgimento de lesões são variados e incluem fraqueza dos músculos, tendões e ligamentos, métodos de treinamento incorretos (incluindo overtraining) e anomalias estruturais que forçam mais determinadas partes do corpo em detrimento de outras.

“No atletismo, são comuns os estiramentos devidos a uma sobrecarga na atividade do músculo, rompendo parcial ou completamente as fibras musculares. Corredores de maratona costumam ser acometidos pela síndrome do Trato Iliotibial, mais conhecida como “joelho do corredor”.

Ou seja, pode ser uma pancada, uma batida ou uma lesão por um movimento brusco ou por desaceleração do movimento. As lesões podem ser divididas, ainda, em dois grandes grupos: traumáticas ou por sobrecarga. “As lesões traumáticas ocorrem devido a um acidente, como quedas, torções ou pancadas (trauma direto).

Diversos fatores podem ocasionar uma lesão, sendo eles provocados por agentes externos, como a picada de um inseto, um corte, uma pancada, queda ou qualquer outro que cause algum tipo de dano ao corpo. Porém, as lesões também podem ser causadas por doenças.

As lesões mais comuns entre jogadores são as musculares e as torções no tornozelo. O pé e o quadril, assim como toda a parte inferior estão mais suscetíveis a esses contratempos.

1 – Lesões por excesso de treinamento e sobrecarga ou overuse, que ocorrem por treinar e praticar demais e a estrutura anatômica não aguentar. 2 – Lesões traumáticas, que ocorrem quando o atleta, embora bem treinando e bem preparado, está jogando futebol, pisa num buraco e torce o tornozelo, isso é inerente ao esporte.

Conheça os tipos de lesões mais comuns e como tratá-las

  • Distensão muscular. A distensão muscular acontece quando um músculo ou o tendão que o prende ao osso é muito esticado ou submetido a um esforço excessivo, o que causa um rompimento de fibras musculares. ...
  • Luxação. ...
  • Fratura óssea. ...
  • Estiramento ligamentar. ...
  • Entorse.

É a ruptura de fibras musculares ou do tecido fibroso do músculo, normalmente causado por estresse muscular ou esforço grande. Também conhecido como 'estiramento muscular', é muito comum em jogadores de futebol, basquete e em atletas de corrida.

De modo geral, as lesões em atividades físicas mais comuns são estiramentos musculares, cãibras, entorses e inflamações nos tendões.

5 dicas essenciais para evitar lesões no esporte

  1. Antes de começar a praticar algum esporte, procure um médico para fazer uma avaliação clínica. ...
  2. Utilize tênis e equipamentos corretamente. ...
  3. Faça um pré-condicionamento físico. ...
  4. Tenha acompanhamento profissional. ...
  5. Faça alongamento e aquecimento antes dos treinos.

O problema sofrido pela estrela da seleção no tornozelo é algo frequente para quem faz atividades físicas de nível esportivo, como, por exemplo, Neymar. A lesão ocorre devido a um ligamento do tornozelo, o ligamento talofibular anterior, e seu rompimento acontece de maneira brusca.

As lesões musculares lideram, sendo seguidas por contusões, torções, e tendinites. Os membros mais afetados são coxa, tornozelo e joelho.

São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura ...

Faça aquecimento e alongamento
Um primeiro ponto para realizar a prevenção de lesões é começar com aquecimento e, também, alongar-se antes e depois de qualquer atividade física. Isso permite que o corpo se prepare para realizar as ações antes de começar qualquer tipo de exercício.

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

A maior parte das lesões musculares ocorre durante atividade desportiva, correspondendo de 10 a 55% de todas as lesões. Os músculos mais comumente afetados são os isquiotibiais, quadríceps e gastrocnêmios.

De cãibras e bursites à fraturas, as lesões esportivas podem caracterizar casos leves, em que a dor é aguda e pontual e pode ser tratada ficando em repouso, até casos graves que exigem cuidados extensos, cirurgias e fisioterapia. As lesões esportivas mais comuns são: Cãibras. Entorse.