Qual a maior ave predadora do mundo?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

condor-dos-andes

O maior rapinante vivente do mundo é o condor-dos-andes (Vultur gryphus), que possui até 130 cm de comprimento, envergadura de até a 3,2 metros e peso chegando a 15 kg.

águia

Dentre os animais mais fortes do mundo, está a águia, elas são as aves mais fortes que existem. Uma águia é capaz de levantar objetos com até 4 vezes o próprio peso, durante o voo.

As águias são os rapinantes mais imponentes, sendo consideradas de médio a grande porte. Já os gaviões e os falcões são menores, sendo de pequeno a médio porte. As águias possuem asas largas e compridas e as garras são fortes e desenvolvidas.

O único pássaro que se atreve a atacar uma águia é o corvo. Ele senta sobre suas costas e bica seu pescoço. No entanto, a águia não responde e nem luta, não perde tempo e nem gasta sua energia com ele!

Gavião-Real
Embora não seja uma das maiores aves predadoras do planeta, é considerado a mais forte.

Há quase oito milhões de anos, a Dromornis stirtoni vagava pelos bosques abertos subtropicais do que é hoje a Austrália Central. Até se tornar extinta, a D. stirtoni foi a maior ave que já existiu, medindo enormes 3 metros de altura e pesando mais de 450 quilos, o equivalente a um piano grande. D.

gavião-real

A harpia, mais conhecida no Brasil como gavião-real, é uma ave de rapina muito grande e poderosa – a maior encontrada em florestas tropicais pelo mundo.

Íbis-do-japão
De tamanho médio, era bastante comum na Rússia, Japão e China, mas acabou entrando em risco de extinção por intervenção do homem. Hoje em dia, estima-se que existam apenas 250 desses animais vivos, nos quais o governo chinês investe pesado para sua conservação e aumento da população.

O topo na verdade, é ocupado por animais como o urso-polar e a orca (que na escala trófica chegam a 5,5).

Conheça os 5 menores animais do mundo

  • 1 – Camaleão Brookesia micra.
  • 2 – Colibri-abelha-cubano.
  • 3 – Sapo-pulga.
  • 4 – Tartaruga de Padloper.
  • 5 – Vaca Vechur.

Mamba-negra

Mamba-negra. Esta cobra pode ser considerada o animal mais agressivo. A mamba negra é capaz de liberar uma quantidade gigantesca de veneno mortal quando morde.

O inimigo natural da águia é o corvo, e as águias não lutam contra os corvos – elas voam mais alto, até que os corvos não possam alcançá-las.

o corvo

Entre as espécies, o corvo é quem mais se destacou, tido hoje como o pássaro mais inteligente do mundo. Um estudo da Universidade de Auckland observou a capacidade da espécie de utilizar uma série organizada de ferramentas para obter alimentos.

O gavião-real (Harpia harpyja), também conhecido como harpia, é a maior águia encontrada no Brasil, medindo até 105 centímetros de comprimento. Os machos pesam de 4 a 5 quilos e as fêmeas podem chegar até 9 quilos. A envergadura chega a 2 metros de comprimento.

Ele senta sobre suas costas e morde seu pescoço. No entanto, a águia não responde e nem luta, não perde tempo e nem gasta sua energia com ele! Simplesmente abre suas asas e começa a subir o mais alto que pode! Ou seja, quanto mais alto é seu vôo, mais difícil é para o corvo respirar e logo cai por falta de oxigênio!

Apesar de não possuírem predadores quando adultos, leões e hienas são concorrentes por ocuparem o mesmo nicho ecológico. Leões podem roubar a presa das hienas para se alimentarem, causando brigas entre as duas espécies mesmo sem que haja alimentos próximos.

De se conferir: “O único pássaro que se atreve a bicar uma águia é o corvo. Ele senta-se nas suas costas e morde o seu pescoço.

Com exceção dessa espécie, o urubu é um dos poucos animais que não é afetado pela ação do homem. Não tem inimigos naturais e se beneficia do lixo produzido pelos humanos.

A Harpia é a maior águia do mundo, chegando a 9kg de peso e 2,2m de envergadura. O fato das harpias, aves também conhecidas no Brasil como gavião-real, estarem perdendo habitat ao longo das florestas tropicais da América Central e do Sul já é conhecido por cientistas.

O urubu-rei é assim chamado por ter grande porte e por alimentar-se sempre primeiro que os outros urubus quando frequenta uma carniça compartilhada. Isso acontece porque essa espécie, em decorrência de seu bico reforçado, consegue rasgar com maior agilidade carcaças de animais que servirão de alimento.

Megalodon, o tubarão gigante
Seu nome significa “dente grande”, e já podemos imaginar o porquê. Graças ao seu incrível comprimento de até 18 metros, ele é considerado um dos maiores e mais poderosos predadores que já viveram na Terra.