Qual a maior árvore da europa?

Perguntado por: emello . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A árvore mais alta da Europa é um Eucalyptus diversicolor com 140 anos de idade. que vive na Mata Nacional de Vale de Canas, em Coimbra. Mede uns extraordinários 73 metros de altura, o equivalente à Torre dos Clérigos ou a um prédio de 25 andares.

A segunda maior árvore, em volume, do mundo é uma Sequoia que fica no parque das Sequoias nas Califórna. Ela tem aproximadamente 75 metros de altura – mais ou menos o tamanho de um prédio de 25 andares – e nada mais nada menos do que 3.200 anos.

A enorme Banyan, também conhecida como figueira-de-bengala, possui raízes que emergem do solo e aparentam diversos troncos juntos. Quando falamos em árvores gigantes, logo pensamos em sequóias, castanheiras e jequitibás que ultrapassam os 30 metros de altura.

O que é pau-brasil? O pau-brasil (ou Caesalpinia echinata Lam, no seu nome científico) é uma espécie arbórea, nativa das florestas tropicais da costa brasileira. Sua maior ocorrência está na faixa da Mata Atlântica, trecho que compreende o litoral do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro.

Considerada a árvore mais bonita do mundo, a glicínia (também conhecida pelo seu nome em inglês, wistéria) de 144 anos torna o céu do parque japonês Ashikaga Flower Park em uma mistura de rosa e púrpura.

Uma árvore no parque nacional Alerce Costero, no sul do Chile, pode ser a mais antiga do planeta, com 5.484 anos – cerca de 600 anos a mais do que a árvore Methuselah, um pinheiro bristlecone que fica na Califórnia, reconhecida até então a mais velha do mundo.

Sequoia no Brasil
A árvore gigante faz parte das espécies que estão em território brasileiro. Existe um parque das sequoias no Rio Grande do Sul, na mata nativa da famosa cidade de Canela. O parque tem 70 anos de existência e, dessa forma, colabora diretamente para a preservação da espécie no país.

O angelim-vermelho gigante foi encontrado em setembro de 2022, após uma busca que durou cerca de três anos e cinco expedições feitas por cientistas, sob a liderança do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

9 – Pau-Brasil
Sem dúvidas uma das árvores mais famosas. Afinal o nome do nosso país deriva desta árvore. Apesar disso, poucos brasileiros já tiveram a oportunidade de ver de perto um exemplar da Paubrasilia echinata.

Conhecida como 'Pulmão do mundo', a Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo, com aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados.

Salix herbacea

A árvore mais pequena do mundo: Salix herbacea (salgueiro-anão) pertence à família Salicaceae. Cresce no Hemisfério Norte e, apesar de crescer apenas 1-6 cm, é considerada uma árvore.

A Welwitschia é uma planta fascinante que pode não apenas sobreviver por milhares de anos, mas pode fazer isso em um dos ambientes mais inabitáveis do mundo, o deserto do Namibe, na África.

As mudas possuem desenvolvimento rápido, mas depois de um tempo o crescimento se torna lento e ela pode demorar cerca de 100 anos para atingir a idade adulta. O ipê-rosa pode viver por muitos anos, assim como o jequitibá-branco.

Trata-se de um angelim vermelho (Dinizia excelsa Ducke) de 88,5 metros de altura localizado na região do Rio Jari, na divisa entre os estados do Amapá e Pará.

Fernão de Loronha (ou Noronha) ganhou direito de exploração do território, em 1501, e, logo depois, recebeu a ilha de São João (atual Fernando de Noronha) como capitania. Fernão de Loronha, então, obteve o direito de explorar o pau-brasil e, por isso, foi proibido de importar a variedade asiática da árvore brasileira.

A exploração do pau-brasil foi a primeira atividade realizada pelos portugueses no Brasil durante o século XVI e aconteceu por meio da exploração da mão de obra dos indígenas.

Na Europa, os maiores consumidores do pau-de-tinta eram a França, onde era chamada de brezil, e a Itália que a denominava bracire ou brazili. Com o nome de brasil, a árvore já era conhecida em Portugal e Espanha por volta de 1220.