Qual a maior arma nuclear do mundo?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Tsar Bomba

A Tsar Bomba é a maior arma atômica já criada, desenvolvida pela União Soviética em 1961. Foi detonada na ilha Novaya Zemlya, no Ártico. Sua estimativa de poder destrutivo é de aproximadamente 50 megatons (Mt) o que equivale a 50 milhões de toneladas de dinamite.

bomba atômica

A bomba atômica é uma das armas mais letais já desenvolvidas pelo homem, capaz de dizimar cidades inteiras, trazendo consequências que perduram por décadas.

Rússia (sucessora da União Soviética)

De acordo com um estudo recente que utilizou simulações informáticas, publicado na conceituada revista Nature Food, a Argentina e a Austrália lideram como os melhores países para sobreviver no caso de uma guerra nuclear entre os EUA e a Rússia.

Quantas ogivas nucleares existem no Brasil? A resposta é não! Embora tenha capacidade tecnológica e conhecimento para produzir armas bélicas, o Brasil não possui bombas nucleares.

Alguns cientistas calcularam que seriam necessárias 110 bilhões de bombas nucleares de 50 milhões de toneladas detonadas no núcleo da Terra para destruir o planeta.

a China

China. Com mais de 2 milhões de soldados ativos, a China é o maior exército em número de soldados ativos. A China vem se desenvolvendo bastante nos últimos anos e por isso acredita-se que ela terá um exército ainda mais forte ao passar dos anos.

Haveria algumas centenas de milhares de mortos e os sobreviventes ficariam entre os escombros dos edifícios desabados, as ruas obstruídas, impedindo a passagem das ambulâncias e bombeiros que porventura viessem de pontos mais distantes não atingidos.

Queimaduras leves de primeiro grau podem ocorrer a cerca de 11 km de distância, e qualquer pessoa que estivesse a uma distância de até 8 km poderia ser vítima de queimaduras de terceiro grau (que podem até matar). Essas distâncias são variáveis, dependendo não apenas do clima, mas também das nossas vestes.

Deslocamento de ar
O ar deslocado pela explosão também pode causar lesões físicas, como fraturas ósseas, ferimentos por estilhaços e danos aos órgãos internos.

A Tsar Bomb foi uma bomba de Hidrogênio, testada em 1961. Até hoje, é considerada a arma mais poderosa já feita na história da humanidade.

A Rússia opera hoje o maior arsenal nuclear do mundo, seguida de perto pelos EUA.

Além disso, um ataque do tipo pode levar ao esfriamento da superfície da Terra devido à falta de luz — o que causaria impactos também no Brasil.

Atualmente acredita-se que existam 63 bunkers em funcionamento no Brasil, sendo 53 deles no Estado de São Paulo. A estimativa é da empresa RCI First, responsável pela construção de 58 deles. A maior concentração está nas mansões dos bairros ricos da capital: Morumbi, Jardins e Alto de Pinheiros.