Qual a maior aldeia indígena do Brasil?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

A reserva indígena de Dourados é considerada como uma das mais populosas do Brasil. São cerca de 19.000 índios convivendo em um espaço de cerca de 3.500 hectares.

Goitacá (ou Goytacazes, daí o nome da cidade de Campos dos Goytacazes) pode ser compreendido como “grande nadador” ou “grande caçador”.

Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a Região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 305.873 mil, sendo aproximadamente 37,4% do total. Na Região Norte o estado com o maior número de indígenas é o Amazonas representando 55% do total da região.

O território Yanomami possui cerca de 9,6 milhões de hectares, a maior terra indígena do país. Ao longo do tempo, esses indígenas sofrem com a ação de garimpeiros, madeireiros e agropecuaristas, responsáveis por impactos ambientais e sociais no território indígena.

O cacique é uma espécie de "chefe" político da tribo, responsável por organizar e cuidar de questões referentes aos índios, como o modo de vida, os rituais e até mesmo punições.

Um chefe tribal, tradicionalmente, é o líder de uma tribo, ou o chefe de uma forma tribal de autogoverno.

Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.

No século XVI os rituais de canibalismo eram frequentes em pelo menos duas importantes tribos indígenas: os tupis e os tapuias.

A região Sul é a que apresenta menor número de povos indígenas no país, concentrando um pouco mais de 70.000.

De acordo com o IBGE, no Brasil são mais de 800 mil. São Gabriel da Cachoeira – AM é a Cidade brasileira com maior população indígena, de acordo com o censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entretanto, os países com maior proporção de população indígena são Bolívia (62,2%), Guatemala (41%), Peru (24,0%) e México (15,1%). O Brasil, com 900 mil indígenas, tem o maior número de comunidades (305), seguido pela Colômbia (102), Peru (85), México (78) e Bolívia (39).

O PIX foi a primeira grande Terra Indígena demarcada pelo governo federal, fruto da iniciativa do então presidente Jânio Quadros. Os irmãos Villas Bôas fizeram uma série de incursões na região na década de 1950 e foram os principais incentivadores da demarcação.

O artigo 231, § 2o, da Constituição Federal determina que as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.

A aldeia histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, é a única localidade portuguesa distinguida este ano com o prémio de "Melhor Aldeia Turística 2022" da Organização Mundial do Turismo (OMT).

De acordo com o IBGE, as localidades indígenas estão distribuídas em 827 municípios – desse total, 632 são terras oficialmente delimitadas. Há ainda 5.494 agrupamentos indígenas, 4.648 dentro de terras indígenas e 846 fora desses territórios.

O Aldeia do Vale tem 1.500.000 m² de área verde permanente, aproximadamente 678 m² de área verde por habitante, conta com reserva ambiental, 18 lagos com nascentes próprias, cerca de 700 espécies de plantas catalogadas e 70 de fauna, incluindo criatório de emas. É o único condomínio com hípica do Centro-Oeste.

São Félix do Xingu

A Terra Indígena Apyterewa é habitada pelo povo Parakanã, pertencente à família linguística tupi-guarani, e está localizada no munícipio de São Félix do Xingu, no Estado do Pará.