Qual a mãe de santo mais poderosa da Bahia?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Mãe Menininha partiu e Mãe Stella, apesar de pertencer a outro terreiro, assumiu, em termos de prestígio, o trono de mãe de santo mais poderosa da Bahia.

As mães de santo tomam como referências de feminino e maternidade em Iemanjá, Oxum, Iansã, Obá, Nanã, Pomba-Gira e Pretas-velhas, Ciganas e Caboclas e outras. As divindades que acessam são modelos de identificação.

Carmen Oliveira da Silva

Carmen Oliveira da Silva
Desde o ano de 2002, por determinação dos Orixás, assumiu o trono do Gantois, seguindo os costumes e tradições de sua família, dando continuidade a essa linhagem de sabedoria, de religiosidade e de preservação das matrizes africanas no Brasil.

Bita do Barão, o maior macumbeiro vivo do Brasil.

Iemanjá é um orixá (divindade africana) feminino das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Iorubá (língua nígero-congolesa) “Yèyé omo ejá”, que significam “mãe cujos filhos são como peixes”. É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás.

igreja de São Francisco

Conhecida como “igreja de ouro”, a igreja de São Francisco é uma das preciosidades do turismo religioso na Bahia. Sua fama vem dos 800 quilos de folhas de ouro que oferecem uma luz especial ao templo admirado por baianos e turistas.

É certo, porém, que cada pai de santo tem autonomia para determinar o valor de seu serviço, e esse preço pode variar muito em função da reputação do adivinho. Normalmente, aqueles que estão ainda se estabelecendo no mercado tendem a cobrar valores não muito altos, algo que pode variar entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

Catedral-Basílica Primacial de São Salvador.

As Mães de Santo devem ser dedicadas, pacientes, zelosas e detalhistas. Essas características são fundamentais na hora de cuidar de uma pessoa, de cuidar de trabalhos e de fazer as firmezas de uma casa.

mãe-de-santomãe de santo
[ Religião ] Nos candomblés e xangôs, mulher responsável pelo culto dos orixás, que se dirige à divindade, recebendo as instruções que transmite aos crentes.

O Pai ou a Mãe-de-santo são as autoridades máximas dentro do Candomblé Ketú. Normalmente, são os donos de uma roça, ou seja, um lugar onde são cultuados todos os Axés e no qual os Orixás são adorados. O Pai ou a Mãe-de-santo são escolhidos pelos próprios Orixás para que os cultuem na Terra.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos. Olodumaré não aceita oferendas, pois como é o criador de tudo tem poder sobre tudo e não há nada que ele não possua.

O nome Gantois (pronuncia-se gantoá) tem origem do Edouard Gantois, dono do terreno onde o templo religioso foi construído.

Codó

Codó ganhou notoriedade ao ser considerada a “capital do feitiço” ou a “terra da macumba” no Brasil.

Continuar lendo Foi a Bahia ou a Bahia?