Qual a madeira mais resistente a cupim?

Perguntado por: ucurado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano. Ele explica que alguns materiais, a exemplo do compensado, recebem proteção contra cupins no processo de fabricação.

Os cupins não comem as madeiras de alta durabilidade natural como a Aroeira, o Ipê, a Massaranduba, e diversas outras que são resistentes ao ataque. Em geral, as madeiras resistentes são duras e pesadas.

1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.

Muito usada na construção civil, a aroeira-do-sertão é conhecida por sua qualidade e grande resistência ao ataque de cupins. Essa 'imunidade' é atribuída à lectina, proteína presente em diversos organismos e que, nesse caso, funciona como um inseticida natural.

Escolha de madeiras anti-cupins
Se está pensando em comprar móveis ou objetos de madeira, opte por aqueles que possuem materiais resistentes a cupins como jacarandá, pau-ferro, braúna, copaíba, maçaranduba, entre outras.

Espantando cupins
Para se livrar dos cupins voadores, a primeira alternativa é a mistura de aproximadamente 500 ml de álcool, com cerca de 10 pequenas porções de cravinho da índia e óleo de andiroba.

No caso, qualquer coisa que contenha celulose, como madeiras, papéis, gesso e alguns tecidos. Mas o mais curioso é que o animal não consegue digerir essa comida sozinho. Ele depende de microrganismos que vivem dentro de seu intestino para cumprir essa função.

ácido bórico

O ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Porém, assim como ele é um grande veneno para os insetos, ele é também para o ser humano. Dessa forma, qualquer aplicação deve ser feita utilizando luvas e máscaras.

Chapas de MDF e aglomerados são imunes a cupins
Acontece que tanto MDF quanto aglomerados são prensados em altas temperaturas, chegando aos 200oC, o que extermina todos os insetos existentes durante a produção, inclusive os cupins. Mas esse efeito não se prolonga.

Eles se alimentam da madeira de dentro para fora, deixando uma camada externa intacta. Os danos podem ser graves antes que a infestação seja notada, o que pode levar de alguns meses a alguns anos, dependendo da extensão da infestação. Já os cupins de madeira seca podem levar mais tempo para causar danos significativos.

Segundo o especialista, os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outra coisa que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis.

Cambará: é uma boa madeira e que pode ser usada na construção do telhado. Porém, como é rica em amido, torna-se atrativa para o cupim. Por isso, caso essa seja a sua escolha, é preciso protegê-la. Cupiúba e Angelim vermelho: madeiras muito resistentes e, por isso, são indicadas para uso em telhado.

Até o momento, amostras de 11 espécies permanecem intactas e integram o grupo das madeiras tropicais mais duráveis: preciosa, muirapixuna, jataipeba, cumaru, maparajuba, louro-canela, abiurana, pau-santo, muiracatiara-rajada, angelim-vermelho e maçaranduba.

Sândalo

Madeira de Sândalo.
Esta madeira é apontada como uma das mais caras. É conhecida devido à madeira elegante e luxuosa que é obtida da árvore perfumada chamada gênero Santalum. É uma árvore de tamanho médio e a madeira recolhida desta árvore é enorme e esbanja elegância. Qual é a melhor madeira do Brasil?

Cupins de Madeira Seca
Suas colônias são relativamente pequenas em comparação as dos cupins subterrâneos e chegam a ter quando maduras aproximadamente 3000 indivíduos. As colônias consistem basicamente de um rei, uma rainha, reprodutores alados, soldados e pseudo-operários.

Cupins de Madeira Seca
Eles também podem ser vistos voando ao redor da infestação. Seu principal sinal de infestação é um pó granuloso, que forma um amontoado de pó seco caindo de pequenos buracos na própria peça infestada.

Assim como os subterrâneos, são insetos sociais, sendo que a grande diferença entre os dois é que o primeiro tipo forma seu ninho no solo e os cupins de madeira seca alojam o ninho e toda a colônia na madeira. Esses cupins também são conhecidos como aleluia ou siriri.

Como acabar com cupim nos móveis usando produtos naturais: 3 opções

  1. Vinagre. Você já sabe como usar vinagre na limpeza. ...
  2. Óleo de cravo-da-índia. O óleo de cravo-da-índia pode ser usado, sobretudo, como medida preventiva contra uma infestação de cupins. ...
  3. Óleo de laranja.

de 2 a 5 vezes

Quanto tempo dura uma aplicação de JIMO CUPIM? JIMO CUPIM se aplicado de forma correta, seguindo as instruções de uso indicadas no rótulo, aumenta de 2 a 5 vezes a vida útil da madeira e sua ação defensiva prolonga-se por vários anos.

Limão ou laranja. Distribua cascas de limão ou laranja secas pelos armários, livros e despensa para afastar traças e cupins. Já que elas perdem o cheiro, troque as cascas a cada 2 semanas. Você também pode optar por usar óleo essencial com o aroma.