Qual a madeira ideal para fazer caixa de abelha?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

reticulata e Ocotea spp, sendo as madeiras mais apreciadas para a confecção de colmeias.

No método tradicional, quando o apicultor faz uma nova colmeia, deve colocar a nova caixa de abelha a 1,5 km da caixa original.

A pintura das caixas é sempre de cores opacas, pois as cores vivas confundem a visão e atrapalham as abelhas no trabalho. As cores indicadas são: verde escolar, marrom cimento etc. Sempre acrílico.

O cedro é a melhor madeira para colmeias. Tem uma resistência natural à deterioração e ao ataque de insetos e pode enfrentar climas caóticos nas zonas temperadas dos hemisférios norte e sul. É leve e estável, porém é caro. O cedro requer pouca manutenção ou tratamento com produtos preservadores.

12 a 18 dias: Produção de cera; 18 a 21 dias: Proteção da colmeia; 21 a 42 dias (morte): Coleta de néctar, pólen, água e resinas.

Então, para atingir a densidade de 1 colmeia por hectare, os agricultores familiares não devem instalar mais do que 25 colmeias povoadas em cada apiário.

É recomendável que as caixas fiquem em local rebaixado, sem ventos fortes. O local deve ter água próxima, a cerca de 300 m, para refrigerar as colméias. Se a área for boa, pode reunir até 25 colméias, que devem estar até 500 m longe de casas, estradas e outros animais.

A caixa INPA é um dos modelos mais usados pelos meliponicultores na criação das abelhas nativas sem ferrão devido a sua versatilidade e facilidade de manejo. Na sequência de imagens, alguns motivos que fazem com que esse modelo seja largamente adotado na meliponicultura.

O apiário é outro fator importante para aqueles que optam pela apicultura. De acordo com o pesquisador, a quantidade de colmeias por apiário é determinada pela flora apícola de cada região. As áreas do lavrado suportam em torno de 20 colmeias, já na mata pode-se chegar a 50 ou mais.

Um dos fatores que influencia na distância percorrida por uma abelha é o tamanho de seu corpo. As abelhas melíferas, voam, em média, 3 km de distância de suas colônias.

1. Coloque as colmeias sobre cavaletes – que podem ser individuais ou comportarem várias caixas ao mesmo tempo (duas ou três) . Nunca deixe a caixa de abelhas diretamente no chão, para que se evite a ação de predadores, como formigas, iraras, etc. e também a umidade do solo.

"A abelha não se sente atraida por cores claras. Tanto que sempre que vamos lidar com colmeia e enxame, a gente procura utilizar um macacão em cores claras", disse.

As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.

Em caso de caixas ocupadas, pintar durante a noite. As abelhas podem permanecer na caixa. Uma caixa padrão recebe com este verniz uma vida útil de 20 anos ou mais. O verniz é totalmente inofensivo, não é tóxico e não agride nosso meio ambiente.

O que não for bom para a colmeia também não é bom para a abelha.

Na montagem do meliponário devemos obedecer uma distância mínima entre as colméias, ou seja de 1 metro para as abelhas pequenas e 2 metros para as abelhas médias e grandes. Manter o meliponário a uma distância mínima de, pelo menos, 600 metros de apiários de Apis mellifera.