Qual a luta de origem do Jiu-Jitsu?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Como surgiu o jiu-jítsu? O jiu-jítsu surgiu no Japão há mais de 3 600 anos. Especula-se que tenha as mesmas origens do wushu, ou kung fu, criado na China. No jiu-jítsu, usa-se o corpo como alavanca para derrubar ou neutralizar inimigos maiores sem golpes traumáticos.

O primeiro registro do uso da palavra "jiu-jitsu" ocorreu em 1532, e foi cunhado por Hisamori Tenenuchi, quando ele, oficialmente, criou a primeira escola de jiu-jítsu no Japão.

Esta modalidade tem suas origens na Índia, através de monges budistas que desenvolveram técnicas de autodefesa sem fazer uso de armas. Posteriormente, esta luta percorre todo sudeste da Índia até chegar ao Japão, onde sofre alterações para se adequar às necessidades daquele povo e recebe a denominação de Jiu-Jitsu.

Como surgiu esse esporte
Foi criado em 1882 pelo mestre japonês Jigoro Kano a partir do Ju-Jitsu, a arte marcial utilizada pelos antigos samurais. Os golpes e técnicas que poderiam causar lesões foram eliminados, transformando-o assim em um esporte.

A história do Jiu-Jitsu no Brasil se mistura com a Família Gracie. A arte, que tem parentesco com o Judo e o Jujutsu praticado pelos antigos samurais, tem o seu começo em terras Brasileiras a partir da chegada do Conde Koma (Mitsuyo Esay Maeda), em 14 de novembro de 1914.

Em sua forma literal, o “ju” significa “suavidade”, “brandura”, e “jutsu”, significa “arte”, “técnica”. Juntos formam o significado de “arte suave”, essencialmente pela presença dos golpes de alavancas, torções e pressões que permitem que uma pessoa menor que outra derrube o oponente ao chão e o domine.

Tudo começou em 1914, quando o japonês Mitsuyo Maeda, especialista nas artes marciais orientais, desembarcou no Brasil. Especialista nas artes marciais do Oriente,o japonês Mitsuyo Maeda vinha de uma turnê pela América do Norte e Central, onde apresentara – pela primeira vez no continente – o judô e o jiu-jitsu.

Mas os grandes responsáveis pela introdução da modalidade no mundo esportivo foram os gregos. A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidades.

O JIU-JITSU EM SÃO PAULO
Na capital, destaca-se Geo Omori, que em 1925 funda a primeira Academia de Jiu-Jitsu do Brasil, no Frontão do Brás. Omori ficou conhecido por aceitar desafios no picadeiro do antigo circo Queirolo.

Jiu Jitsu é uma arte marcial japonesa (Budô) que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente.

Vem do japonês: “ju” significa “calmo, delicado” e “do” significa “modo, método”. Judô é uma luta corporal sem armas. É uma modalidade do antigo jiu-jítsu.

As artes marciais são praticadas por diversas razões, e neste conteúdo daremos foco a dois tipos: judô e karatê. Ambos com origem no Japão, se espalharam pelo mundo sendo praticado por atletas, amadores e profissionais.

Judô, ou “caminho suave”, é o esporte idealizado pelo mestre Jigoro Kano, em 1882, sendo um tradicional método de educação física e moral através da luta.

Estilo de Luta
O Jiu-Jitsu Brasileiro é uma arte marcial predominantemente baseada no luta em solo. Ele usa os princípios de alavancagem, ângulos, pressão e tempo para conseguir uma finalização não violenta do oponente.

O objetivo do Jiu Jitsu Brasileiro é dominar o oponente através de técnicas que envolvem o uso eficiente de energia física e mental. Isso permite que até o mais franzino indivíduo derrote adversários maiores e mais pesados.

Como mencionado, o objetivo dos lutadores de jiu-jitsu (também chamados de jiujitsuoka, de modo mais formal, e jiujiteiro, de maneira mais coloquial) é derrubar e dominar o oponente através de golpes caracterizados por torções, pressões e alavancas.

O mais correto é pronunciar e escrever o JU e JUTSU, pois o JU é o mesmo ideograma usado para escrever JUDÔ, portanto, seria incorreta a escrita e a pronúncia JIU DO.

Lutar não é uma coisa física, é uma coisa espiritual. O Jacaré é forte, pode esmagar e comer algumas margaridas mas ele não pode deter a primavera. Jiu Jitsu não é a arte de bater, mas sim a de não apanhar.

A família Gracie é originária de Belém do Pará e radicada atualmente no Rio de Janeiro. São considerados os inventores do que conhecemos como jiu-jitsu brasileiro e do MMA moderno.

No entanto, é no dia 14 de novembro de 1914 que realmente o Jiu-Jítsu desembarcaria no Brasil, através de Mitsuyo Esay Maeda, mais conhecido como o Conde Koma, mestre de Jiu-Jítsu japonês e faixa preta de Judô da Kodokan do mestre Jigoro Kano, o Judô que se originou do Jiu-Jítsu, aprimorando as técnicas de projeções ( ...