Qual a Lua para podar goiabeira?

Perguntado por: nalencastro7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

lua minguante

Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.

O período do movimento crescente é perfeito para o plantio de árvores frutíferas e para a poda das plantas, pois elas vão crescer com rapidez e mais vigor.

O segredo para produzir goiaba o ano inteiro, aliando técnicas de adubação e irrigação, está na poda. Os galhos que já deram frutos são cortados e os novos nascem cheios de flores. Desta forma, ele chega a colher 22 toneladas por mês.

dois meses

A poda da goiabeira deve ser feita a cada dois meses. Com esse cuidado, é possível produzir frutas mais de uma vez por ano no mesmo pé. “Se não for bem podada, bem conduzida desde o início, a planta não vai produzir goiabas grandes, bonitas.

Todavia, não se deve podar nesta lua quando o objetivo é de orientar para o crescimento e a estrutura de uma fruteira, muito menos uma nova planta, que necessite de reforço (vitalidade) para crescer mais forte.

Os meses certos para fazer esta poda são janeiro e fevereiro, pois é quando as plantas estão em dormência. A poda de frutificação também ajuda a controlar pragas e doenças.

O mês de agosto é o mais indicado, só que como a prática da poda é preciso ter bastante conhecimento da prática, falta mão-de-obra. Então tem produtores que já vêm podando desde o início de junho e vão até setembro podando para vencer essa demanda — diz Todeschini.

A melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, entre os meses de maio a agosto. O período do inverno é uma época considerada favorável para podas domésticas, pois é neste momento que as árvores entram em seu período de dormência.

Fase da lua: Muitos produtores aguardam a lua minguante ou nova de agosto, para realizar as podas da videira, quando a maior parte da seiva estaria na parte baixa da planta, evitando que a planta “chore” (perca seiva) e enfraqueça. Mas em áreas maiores de plantio os produtores podam independentemente da fase da lua.

O que não fazer: Comprar frutas, verduras, legumes e flores com o objetivo de durar mais tempo. Na beleza, evite tinturas e depilação, podem não durar muito. Também não é um momento para passividade e falta de posicionamento.

Auge da Lua Cheia
Neste momento a planta concentra sua máxima energia e seiva na parte aérea, que compreende folhas, flores e frutos. É o melhor momento para colheitas e transplantes.

As adubações com nitrogênio e potássio devem ser realizadas a partir do florescimento das plantas, sendo que a quantidade total recomendada seja dividida em três parcelas iguais: a 1ª parcela durante o florescimento; a 2ª após 30 a 45 dias da primeira e a 3ª após 30 a 45 dias da segunda.

2- Como evitar bichos de goiaba
Quando vai se transformar em pupa, faz um orifício no fruto, caindo no solo, transformando-se em mosca na forma adulta. Para acabar com esse problema, basta ensacar as goiabas assim que atingirem de 2 a 3 cm de diâmetro.

Em geral, a goiabeira floresce a partir do final de setembro a meados de novembro. Os frutos, que são consumidos pelo homem e também pela fauna silvestre, amadurecem entre os meses de dezembro a março.

Quais os tipos de poda que podem ser praticados na goiabeira? Existem dois tipos de poda: poda de produção e de formação. A poda de produção pode ser total (drástica) ou parcial (contínua). obter o máximo de produção da planta.

A poda de formação é realizada desde o primeiro ano de vida de uma planta. A partir do segundo mês após o plantio já é indicado que seja executada pela primeira vez. Esta prática tem como objetivo dar uma forma básica de tronco e ramos, a fim de ter uma distribuição equilibrada e que traga sustentação para a planta.

A poda de produção tem como objetivo principal preparar a planta para a frutificação, mantendo-se uma quantidade de gemas que permita a obtenção de produtividades satisfatórias e regulares.