Qual a lógica do Procv?

Perguntado por: exisco2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Em uma forma mais simples, a função PROCV descreve: =PROCV(O que você deseja pesquisar, onde você deseja pesquisar, o número da coluna no intervalo que contém o valor a ser retornado, retorna uma correspondência Aproximada ou Exata – indicada como 1/TRUE ou 0/FALSE).

De uma forma resumida, a função PROCV diz: =PROCV(O que pretende procurar, onde pretende procurar, o número da coluna no intervalo que contém o valor a devolver, devolver uma combinação Aproximada ou Exata – indicada como 1/VERDADEIRO, ou 0/FALSO).

O primeiro argumento da função é o valor procurado, neste caso a célula onde está o nome do vendedor na aba Consulta -> B3, dê ponto e vírgula e vamos ao próximo argumento.

A função PROC retorna um valor de um intervalo de uma linha ou uma coluna ou de uma matriz. Caso você queira localizar um valor na linha superior de uma tabela ou de uma matriz ou retornar um valor na mesma coluna de uma linha especificada na tabela ou matriz, usa-se a função PROCH.

Todos os argumentos são obrigatórios.

A função PROCX pesquisa um intervalo ou uma matriz e retorna um item correspondente à primeira correspondência encontrada. Se não houver uma correspondência, então o PROCX poderá retornar a correspondência mais adequada(aproximada). *Se omitido, PROCX retornará as células em branco que encontrar em lookup_array.

  1. Clique na célula com a fórmula PROCV pronta. No exemplo, é a célula “F4”;
  2. Selecione o intervalo das células da “Planilha 2” (B3:C13);
  3. Pressione a tecla “F4” no teclado. ...
  4. Aperte “Enter" no teclado”;
  5. Clique duas vezes na primeira célula (“F4”), segure e arraste até o final da coluna.

Basicamente, a PROCV é uma função utilizada para fazer pesquisas em listas ou tabelas. Ela existe para facilitar a busca por informações, especialmente em conteúdos muito extensos. Ela deve ser usada sempre que desejar encontrar dados a partir de uma informação chave.

Use a validação de dados para restringir o tipo de dados ou os valores que os usuários inserem em células. Por exemplo, use a validação de dados para calcular o valor máximo permitido em uma célula com base em um valor em outro lugar na pasta de trabalho.

O erro #REF! mostra quando uma fórmula se refere a uma célula que não é válida. Isso geralmente ocorre quando células que foram referenciadas por fórmulas são excluídas ou algo é colado sobre elas.

A forma matricial de PROC é muito semelhante às funções PROCH e PROCV. A diferença está no fato de que PROCH pesquisa o valor de valor_procurado na primeira linha, PROCV pesquisa a primeira coluna e PROC pesquisa de acordo com as dimensões da matriz.

A função SE vai determinar se devemos retornar a coluna 2 ou 3. O zero significa que queremos que a função PROCV busque exatamente o número do ano.

Como funciona a função PROCV
matriz_tabela: representa o intervalo de células onde estão as informações que você possui, portanto, também é obrigatório. núm_índice_coluna: aqui será usado o número* da coluna de onde você quer encontrar o 'valor_procurado'. Essa é uma informação obrigatória.

Use a função PROCV buscando pelo estado de SC também, mas o parâmetro [procurar_intervalo] 1 (Aproximado). Isso fará com que seja retornada a última ocorrência que a função encontrar, é uma propriedade desta função realizar a busca desta forma para casos com mais de uma ocorrência.

Para fazer a Busca dos valores usaremos a Função da Categoria Procura e Referência, mais conhecida como Função Procv. A Função Procv localiza o valor solicitado na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna o valor de qualquer coluna que esteja à direita na mesma linha.

O erro “#VALOR!” no PROCV pode ocorrer em dois cenários. O primeiro é quando a célula pesquisada, sendo a primeira digitada no argumento, tem mais de 255 caracteres. Neste caso, basta ir até a célula correspondente e corrigir o valor. A segunda situação é referente ao número de colunas.

Uma das grandes limitações da função VLOOKUP (Procv) é o facto de apenas permitir procurar valores da esquerda para a direita, ou seja, a coluna que contém o valor que precisa de procurar tem de estar localizada à esquerda da coluna que contém o valor a devolver.