Qual a lógica de Fibonacci?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A sucessão de Fibonacci é uma sequência de números inteiros iniciados por zero e um, no qual cada termo subsequente corresponde a soma dos dois números anteriores: 0,1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584...

O que é a Sequência de Fibonacci:
Sequência de Fibonacci consiste numa sucessão infinita de números que obedecem um padrão em que cada elemento subsequente é a soma dos dois anteriores. Assim, após 0 e 1, vêm 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, etc.

A espiral de Fibonacci
Quando um desses números é dividido pelo seu antecessor, encontra-se a razão de 1,618. A espiral de Fibonacci é vista em animais, plantas e construções. Ainda serão dados muitos exemplos de recorrência da sequência de Fibonacci na natureza, especialmente no formato de espiral.

Esta constante cria uma relação muito próxima com o número de ouro (1,61803399), chamado de proporção áurea, que representa matematicamente a "perfeição da natureza". Afinal, ao dividir um número da sequência de Fibonacci por seu anterior, o resultado será cada vez mais próximo de 1,618.

Como negociar usando a expansão Fibonacci
1. Você pode entrar com a operação com base no nível de retraçamento de Fibonacci (38,2%; 50% ou 61,8%) da primeira onda, ou seja, no ponto C. 2. Você pode entrar quando o preço se deslocar para além do final da primeira onda, ou seja, acima do ponto B.

Usando Fibonacci na prática
Para usar Fibonacci, você deve encontrar o ponto inicial e final de um primeiro movimento grande. Essa será a primeira onda. Em seguida, deverá vir uma onda de correção, que (como mágica), ficará próxima a um dos níveis de Fibonacci. A terceira onda será a que você irá projetar.

Seu valor é constituído por 1,6180339887, ou simplesmente 1,6180. Na maioria das vezes a proporção áurea é simbolizada usando phi, após a 21ª letra do alfabeto grego.

A sequência de Fibonacci é uma sequência de números, onde o número 1 é o primeiro e segundo termo da ordem e os demais são originados pela soma de seus antecessores. Dentre todos os mistérios da Matemática, a sequência de Fibonacci é considerada uma das mais fascinantes descobertas da história.

A espiral de Fibonacci
O desenho da espiral de Fibonacci funciona assim: se o maior quadrado da ilustração tiver 1,618 centímetros de lado, então o segundo maior, à direita, terá 1 cm. Dessa forma, a divisão do tamanho de um pelo outro resulta na razão áurea.

Sob a proteção do imperador Frederico II, e por ter resolvido problemas matemáticos da corte, Fibonacci aprofundou seus estudos sobre matemática, avaliando que os algarismos arábicos seriam mais eficientes que os números romanos para cálculos aritméticos.

Mais um exemplo: admita que o número 1 represente um número natural qualquer cuja divisão por 2 deixa resto 1. Por exemplo, os números 1, 3, 5, 7 etc. podem ser entendidos nesse caso como número 1 porque deixam resto 1 na divisão por 2.

Neste período, o matemático italiano Leonardo Fibonacci descobriu uma sequência de números infinita, onde a divisão entre os termos consiste sempre na aproximação do número 1,6180 (o "número de ouro").

Alguns historiadores acreditam que a proporção áurea foi descoberta séculos antes pelos egípcios — a razão entre a altura de inclinação e metade da medida da base da Grande Pirâmide do Egito (Quéops) é muito próxima à proporção áurea. 1) A sequência de Fibonacci possui propriedades que nos levam ao número de ouro.

Qual é a zona mais forte da Fibonacci?

  1. Retrações Leves (23,6%) São as mais comuns e ocorrem mais rápido, ou seja, são de curta duração.
  2. Retrações Moderadas (38,2%) ...
  3. Retrações de Ouro (61,8%)