Qual a linguagem utilizada no texto didático?

Perguntado por: esales5 . Última atualização: 21 de maio de 2023
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A linguagem de um texto didático deve ser diferente, por exemplo, da linguagem de um referencial teórico. O referencial teórico caracteriza-se por ser uma revisão de literatura com características de texto científico, no qual o autor precisa manter a impessoalidade e preocupar-se com o rigor técnico.

O texto didático obedece fundamentais características. O objetivo principal é uma escrita simples, objetiva e que todo o leitor com breve conhecimento, segundo o nível do texto, possa compreender a mensagem com clareza.

O texto didático está sempre associado ao processo de aprendizagem e tem o objetivo explícito de instruir e orientar com propósitos pedagógicos.

O texto didático é um gênero textual com objetivos pedagógicos. É disposto de maneira que todos os leitores tenham a mesma conclusão. Por este motivo, é considerado um texto utilitário.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo.

Grafia no Brasil:didático.
Grafia em Portugal:didáctico.

O livro didático reúne informações confiáveis, de cunho científico, e serve de consulta para os alunos e familiares que se envolvem nos processos educacionais. Outra vantagem é que os livros didáticos são elaborados em linguagem e formato adequados à faixa etária que contemplam, facilitando a compreensão.

Estes podem ser os seguintes meios: jornal, revista, outdoor, embalagem, livro, software, blog, entre outros, haja vista que na atualidade temos variadas formas de expansão e publicação do mesmo, diante das mídias e plataformas sociais.

Portanto, o discurso denominado por nós de didático científico se caracteriza por apresentar tanto o sentido da demonstração racional, que leva à prova a partir de um saber especializado, quanto o da explicação simplificada para um público amplo.

O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.

Um bom livro didático deve atender ao princípio da união entre o conhecimento e a prática. Em qualquer matéria, é importante que os conhecimentos tragam uma relação com a experiência de vida dos alunos. E também com os problemas e desafios da realidade não só local como também global.

Os objetivos da Didática são: refletir sobre o papel sóciopolítico da educação, da escola e do ensino; compreender o processo de ensino e suas múltiplas determinações; instrumentalizar teórica e praticamente, o futuro professor para captar e resolver os problemas postos pela prática pedagógica; redimensionar a prática ...

Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.

Chamamos de gênero textual as classificações criadas para agrupar textos de acordo com as suas características. Existem diversos tipos de gêneros textuais, que vão desde o romance e a fábula, até a bula de medicamentos, passando ainda por notícias. Alguns textos podem ainda ser compostos por mais de um gênero textual.

Linguagem é um processo de comunicação que pode ser oral, escrito, digital etc. Ela apresenta função emotiva, poética, conativa, referencial, fática ou metalinguística. Existem diversas formas de linguagem, que pode ser utilizada para várias finalidades.

O trabalho com a linguagem se constitui em um dos eixos básicos no processo de alfabetização, dado a sua importância para a formação do sujeito, para a interação com outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento psicomotor e afetivo.

A linguagem é uma das condições de socialização de nossa existência e marca um momento decisivo da infância, sendo a Educação Infantil um local privilegiado para a promoção de situações comunicativas. Segundo Piaget (1942), há uma estreita ligação entre a linguagem e o pensamento, que a precede.

Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.

No entanto, de maneira geral, os textos expositivos apresentam uma linguagem considerada neutra, isto é, impessoal, na terceira pessoa. A comunicação precisa ser clara e acessível ao público-alvo. É muito comum a presença da descrição em textos expositivos.