Qual a linguagem usada em banco de dados?

Perguntado por: amendes5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

A linguagem SQL (Structured Query Language) é a base para utilização de bancos de dados relacionais. Com a utilização dos comandos básicos (INSERT, DELETE, UPDATE e SELECT) pode-se resolver a maior parte dos problemas relacionados a manutenção e extração de dados no banco de dados.

Quando perguntamos o que é SQL também vem a pergunta: o que significa? SQL significa em inglês Structured Query Language ou seja Linguagem de Consulta Estruturada. Essencialmente, é uma linguagem que permite comunicar com banco de dados com o objetivo de manusear os dados que eles armazenam.

Python é a linguagem mais popular para Ciência de Dados. Um dos principais destaques dessa linguagem de programação é a facilidade de uso, motivo pela qual ela é muito elogiada.

Qual é a diferença entre Python e SQL? Ambos são linguagens de programação. O Python é uma sequência de comandos com a finalidade de executar alguma tarefa. Já o SQL permite trabalhar especificamente com bancos de dados, que são conjuntos de tabelas onde temos armazenadas várias informações.

Python Pandas é uma biblioteca Python para análise de dados. Ele fornece estruturas de dados rápidas e flexíveis e ferramentas de análise de dados fáceis de usar. SQL (Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada) é uma linguagem de programação que é usada para se comunicar com um banco de dados.

Uma diferença entre MySQL e SQL Server é que o SQL Server não possui nenhuma dificuldade em inserir ou excluir datas. O MySQL é um banco de dados relacional de código aberto, podendo ser utilizado em todas as plataformas e sistemas operacionais, como o Linux e o Mac OS, já o SQL Server.

DDL - Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados. São os comandos que interagem com os objetos do banco. DML - Data Manipulation Language - Linguagem de Manipulação de Dados. São os comandos que interagem com os dados dentro das tabelas.

DDL ou Data Definition Language (Linguagem de Definição de dados) permite ao usuário definir as novas tabelas e os elementos que serão associados a elas. É responsável pelos comandos de criação e alteração no banco de dados, sendo composto por três comandos: CREATE, ALTER e DROP.

DML para representar o conjunto de instruções da linguagem SQL para manipular os dados. DDL conjunto de instruções e comandos para definição de dados. DCL instruções para controlar as permissões de acesso e uso aos objetos do banco de dados.

ORACLE DATABASE

1 – ORACLE DATABASE
O Oracle Database surgiu no final dos anos 70 e atualmente, de acordo com o site db-engines, é o SGBD mais utilizado do mundo.

A linguagem SQL é utilizada de maneira relativamente parecida entre os principais bancos de dados relacionais do mercado: Oracle, MySQL, MariaDB, PostgreSQL, Microsoft SQL Server, entre muitos outros.

Mas agora que fizemos uma rápida recapitulação, vamos aos conjuntos de linguagens que compõem a sintaxe do SQL: DDL (Data Definition Language) : Linguagem de definição de dados. DML (Data Manipulation language): Linguagem de manipulação de dados. DQL (Data Query Language): Linguagem de consulta de dados.

Sendo uma linguagem padrão para se trabalhar com bancos de dados relacionais e também para quem deseja ser um desenvolvedor completo. Existem vários cargos que utilizam a linguagem SQL, tais como: Analista de Sistemas (com experiência em SQL); Programador(a) (SQL);

  • C
  • C++

Com o Python, a análise de dados pode ser ainda mais completa e trazer melhores resultados. Isso porque a linguagem Python é capaz de analisar um grande volume de dados (Big Data) de uma única vez.

Profissões que utilizam Python

  • Analista de Dados.
  • Cientista de Dados.
  • Engenheiro de Machine Learning.
  • Pesquisador de Inteligência Artificial.
  • Engenheiro de Software.
  • Desenvolvedor Web.
  • Desenvolvedor Mobile.