Qual a linguagem mais usada no texto poético?

Perguntado por: aalmeida5 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Palavras usadas em sentido conotativo, ou figurado.

Linguagem. No gênero lírico, normalmente é utilizada a linguagem conotativa, ou seja, quando as palavras empregadas estão em seu sentido figurado, em seu sentido poético. Assim, o poeta tende a alterar o sentido de palavras cristalizadas no cotidiano para atribuir-lhe um sentido mais amplo.

Como mencionamos, a função poética pode ser encontrada em diversos gêneros textuais, sendo os principais deles o poema, o cordel e os anúncios publicitários. Neles, é muito comum vermos o uso de mensagens que brincam com a sua própria construção, como é o caso, por exemplo, dos poemas concretistas.

A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usada quando o interlocutor está ausente.

A função poética prioriza a mensagem, ela é o principal foco e objetivo de todo texto com predominância dessa função.

As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

A função referencial é predominante em textos científicos, em textos jornalísticos, em textos de correspondências comerciais.

Características da Função Poética
Palavras com uma função estética. Utilização do sentido figurado ou conotativo. Utilização de textos bem elaborados. Presença das figuras de linguagem como a metáfora.

O texto poético apresenta-se em versos e estes agrupam-se, muitas vezes, em estrofes. De acordo com o número de versos, as estrofes classificam-se em: monóstico, dístico, terceto, quadra, quintilha, sextilha, sétima, oitava, nona e décima. A correspondência de sons entre as sílabas finais dos versos denomina-se rima.

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.

A função de linguagem conativa utiliza vocativos, verbos no imperativo e pontos de exclamação. Sua finalidade é focar o discurso de modo que incite a atuação do interlocutor. Esse tipo de linguagem, geralmente, é utilizada em alguns gêneros textuais como discursos políticos, publicidades e propagandas.

Recurso linguístico que foca na mensagem do emissor
A Função Emotiva, também chamada de Função Expressiva, fundamenta-se na subjetividade, isto é, na mensagem que é utilizada pelo emissor, caracterizada pela transmissão de emoções e sentimentos.

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação.

A linguagem verbal pode ser compreendida quando nos expressamos por meio de textos escritos ou orais. Já a linguagem não verbal é identificada por meio de imagens, gestos e outros processos de comunicação não oralizados ou escritos.

Os textos de linguagem verbal são aqueles que utilizam as palavras para estabelecer comunicação.

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.