Qual a linguagem da parábola?

Perguntado por: talves . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 11 votos

A linguagem utilizada na parábola é simbólica, fazendo uso de diversas metáforas, o que faz com que o texto seja mais complexo que a fábula, por exemplo. Diferente das fábulas, os protagonistas costumam ser seres humanos. Seu título sempre é iniciado com o termo “Parábola”.

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

Tentemos dar uma diferença simples: A Parábola dá uma lição de ética, através de prosa metafórica, para transmitir sabedoria. O termo vem do grego "parabole". A Fábula, em geral, apresenta animais como personagens; eles agem como os seres humanos, com seus vícios e fraquezas.

1. Narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante. 2. [ Geometria ] Curva plana cujos pontos distam igualmente de um ponto fixo (foco) e de uma recta fixa ( directriz ).

A parábola é o gráfico da função do segundo grau (f(x) = ax2 + bx + c), também chamada de função quadrática. Ela é traçada no plano cartesiano, que possui como coordenadas x (abscissas = eixo x) e y (ordenadas = eixo y).

A parábola é a representação geométrica no plano cartesiano dessas funções escritas na forma de f(x) = ax2 + bx + c.

Significado de Parábola
substantivo feminino Comparação desenvolvida em uma história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida cotidiana e na qual se ilustra uma verdade moral ou espiritual: parábola do filho pródigo.

Ao ensinar por parábolas, Jesus nos mostra que a nossa vida cotidiana e espiritual estão atreladas. Precisamos aprender mais essa verdade com Jesus! E também utilizarmos da nossa vida diária para ouvirmos e entendermos melhor o que Ele nos fala.

A origem, sim, é conosco: esta vem do Latim PARABOLA, do Grego PARABOLE, “comparação”, formada por PARA-, “ao lado”, mais BALLEIN, “jogar, atirar”, pela noção de que uma coisa pode ser comparada a outra se for colocada ao lado desta.

Porque ao que tem lhe será dado (ainda mais), e terá em abundância, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo em parábolas, porque vendo não vêem, e ouvindo não ouvem nem entendem.

Ou seja, é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. Uma parábola não narra coisas que realmente aconteceram, e sim histórias inventadas mas que revelam verdades profundas ou passam mensagens para serem refletidas.

A palavra parábola vem do grego parabole, que em sua etimologia significa “comparação”, “colocar as coisas lado a lado” ou “fazer um paralelo”. Podemos definir uma parábola bíblica como sendo uma narração simples e objetiva. A finalidade das parábolas bíblicas é ensinar uma verdade moral ou espiritual.

Qualquer ponto em uma parábola é equidistante de um ponto fixo (foco) e de uma linha reta fixa (diretriz). Para traçar uma parábola, você precisa achar seu vértice, bem como várias coordenadas de x e y em cada lado do vértice, para poder marcar o caminho que ela faz.

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

Muitas teorias são usadas como resposta a essa pergunta. Alguns autores tendo a passagem acima como referência ensinam que Jesus falou por parábolas para condenar o endurecimento dos corações de alguns de seus ouvintes.

A Ovelha Perdida

A Primeira Parábola: A Ovelha Perdida.

Além disso, o coeficiente a também é responsável pela “abertura” da parábola.

Continuar lendo Quando é uma parábola?