Qual a língua que se falava antes da Torre de Babel?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 9 votos

hebraico

O que se falava antes da torre de Babel era uma língua comum e universal, a mãe de todas as outras que passaram a existir depois. Foi nesta língua que Deus conversava com os homens. O hebraico, como idioma conhecido, tem origem na família semita que começou a se formar cerca de um século após o dilúvio.

adâmica

A Linguagem adâmica é, de acordo com o Judaísmo (registrado no Midrash) e alguns cristãos, a língua falada por Adão (e, possivelmente, por Eva) no Jardim do Éden.

O hebraico era a língua da memorização dos textos bíblicos.

Não se sabe exatamente como surgiram as línguas do mundo. Primeiramente, acreditava-se na hipótese monogenética, segundo a qual todas as línguas derivavam do hebraico, que teria dado origem às línguas hoje conhecidas depois do episódio da Torre de Babel. Essa crença se baseia no que vem na Bíblia.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

1. Grego. Entre todas as línguas existentes, o grego é considerado o mais antigo de todos. Estima-se que tenha surgido há mais de três mil anos, sendo falado na Grécia há milhares de anos e usado por muitos outros países ao redor do mundo.

O mandarim

O mandarim é considerado o idioma mais difícil do mundo devido ao seu sistema de escrita único e porque é uma língua tonal — uma palavra pode ter diversos significados dependendo do tom.

Assim, o termo "Elohim", que significa Deus, começou a substituir Yahweh, a fim de demonstrar a soberania universal do Deus de Israel sobre todos os outros.

Acredita-se que a linguagem tenha pelo menos 50 mil anos, mas a maioria dos linguistas crê que seja bem mais antiga — alguns estimam que possa ter até meio milhão de anos.

Significado de Aramaico
adjetivo, substantivo masculino Antiga língua semita que foi falada no Oriente Próximo, de cerca de 700 a.C. até 700 d.C.Jesus falava um dialeto aramaico; era a língua popular da Palestina no tempo em que Ele viveu.

Yeshua Hamashia significa Jesus Cristo, o Messias. É um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje. Os judeus, principalmente em Israel, ainda utilizam bastante a palavra.

“Elí, Elí, lama sabactani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?).” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34)

língua hebraica

Abrão se identifica como hebreu e comerciante nômade
Abrão, portanto, deveria falar fluentemente sumeriano e acadiano. Ele também pode ter aprendido alguns idiomas cananitas dos quais seria formada a língua hebraica, que talvez pode ter começado como um dialeto próprio do clã de Abrão que acabou virando idioma.

Indo-europeu: a maior família linguística
O proto-indo europeu originou o indo-europeu, maior família linguística de que se tem notícia. Esta, por sua vez, deu origem ao Latim.

OK! Vamos falar sobre a palavra mais falada no mundo? É essa mesmo a palavra: OK! Mais comum do que a primeira palavra 'ma' que uma criança fala ou a tão conhecida bebida Coca-Cola, é a mais falada ou digitada com mais frequência no mundo inteiro.

Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra. Babel era o nome da torre que, em hebraico, significa confusão de línguas, confusão de vozes.

A pedra do século 6 a.C., para o especialista, mostra a primeira imagem real da Torre de Babel, evidenciando as sete camadas da estrutura, além de identificar um homem por trás de sua construção, o imperador Nabucodonosor 2º.

O que os historiadores podem concluir do mito é que a Torre de Babel, caso tenha existido mesmo, teria sido um zigurate. Esse tipo de construção foi desenvolvido pelos sumérios, por volta de 3000 a.C., e se tornou bastante comum em toda a Mesopotâmia.

Torre de Babel é um conhecido mito narrado na Bíblia o qual conta o episódio em que as pessoas de uma cidade decidiram construir uma torre que alcançaria os céus. No mito, Deus interveio na situação, promovendo confusão na humanidade ao criar diferentes idiomas.

A expansão islâmica (séculos VII e VIII) substituiu por quase toda parte o aramaico pelo árabe. Atualmente, o aramaico é falado apenas em poucos e pequenos vilarejos na Síria, Iraque e Líbano.