Qual a língua que se fala no Irã?

Perguntado por: osiqueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

persa

O persa também conhecido como parse, fársi ou pársi, é uma língua iraniana pertencente ao ramo indo-iraniano das línguas indo-europeias. É amplamente falado no Irã (e na diáspora iraniana), no Afeganistão, Tajiquistão, Paquistão, Uzbequistão e, em menor escala, na Armênia, Turcomenistão, Azerbaijão e no Barein.

Localizados entre o golfo Pérsico e o mar Cáspio, os persas estabeleceram uma das mais expressivas civilizações da Antiguidade no território que hoje corresponde ao Irã.

Assim como em qualquer país, algumas regras devem ser seguidas: álcool é proibido, mulher deve vestir o véu, homens, calça, e por aí vai. Mas se respeitar tudo, não terá problema algum. Quem mais sofre com as proibições do Irã, são os iranianos e não os turistas.

Iranianos vivem no Oriente Médio, são majoritariamente muçulmanos e se cumprimentam com "Salam". Mas as semelhanças com o mundo árabe terminam aí. Eles são muito orgulhos de sua etnia persa e não gostam de ser confundidos com árabes.

O principal são o lenço e as calças compridas,obrigatórios para mulheres. O lenço pode ter qualquer cor ou padrão que você desejar. Durante o verão, tente usar um material mais leve e lenços de cor clara. E durante épocas mais frias você precisará de um material mais quente que mantenha sua cabeça e pescoço quentes.

Árabe

O árabe é uma língua semita central, parente próximo do hebraico e das línguas neoaramaicas. Pertence a família das línguas semíticas, que por sua vez, compõem o tronco linguístico das afro-asiáticas.

A língua oficial é o árabe. A Síria é desde os tempos mais antigos uma encruzilhada de rotas comerciais.

O árabe é a língua oficial do país. Vários dialetos árabes modernos são utilizados na vida cotidiana, mais notavelmente o levantino, no oeste, e o mesopotâmico, no nordeste. A língua curda (na sua forma Curmânji) é amplamente falado nas regiões curdas da Síria.

Enquanto que o persa é uma língua indo-europeia (o que, teoricamente, o aproxima de idiomas como o português e o inglês), o árabe é um idioma afro-asiático. Isto deve-se ao fato de que o tipo de alfabeto utilizado pelo idioma não significa similaridade genética do mesmo.

No Irã prevalece a vertente xiita do Islã para reafirmar o nacionalismo iraniano, pois a vertente sunita é a adotada majoritariamente pelos muçulmanos árabes, e os persas queriam afirmar suas diferenças com os árabes.

O Zoroastrismo, ou Masdeísmo, se tornou a religião do estado persa no século VI a.C. Essa crença foi substituída pelo Islamismo somente por volta do século VII d.C. após a queda do Império Sassânida.

Francês

Francês – a mais bonita língua na conversação
De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

Qual a língua mais fácil de aprender para os brasileiros?

  1. Italiano.
  2. Espanhol. ...
  3. Francês. ...
  4. Romeno. ...
  5. Inglês. ...
  6. Holandês. Se o seu contato com a língua holandesa foi superficial, pode ser que você a tenha achado um pesadelo. ...

A Revista da Babbel, diz que a língua mais fácil para um brasileiro aprender é o Italiano. Isso porque a língua italiana se parece com a língua portuguesa no que se refere a gramática e vocabulário. Assim como o espanhol, mas a fonética italiana também é mais simples.

Os persas são um povo indoeuropeu e começaram seu império com a conquista do reino da Média, igualmente de origem iraniana, por Ciro II por volta de 550 a.C. Os persas conquistaram a Babilônia em 539 a.C e ganharam os territórios do antigo império Caldeu.

Reza Khan, militar persa, aproveitando-se da fraqueza da dinastia Qajar no pós-guerra, tomou o trono, tornando-se o primeiro xá da dinastia Pahlevi na Pérsia (1925), mudando o nome do país para Irã, em 1935.

A população do Irã é composta por diversas etnias que se miscigenaram durante séculos de migrações. Os persas ou Parsi representam mais de 51% da população e são descendentes dos Elamitas e Arianos, primeiros grupos a habitarem a região e que deram a região o nome de Pérsia.

O véu é citado no livro sagrado o Alcorão, Maomé, o profeta teria indicado a suas esposas que usassem a tal vestimenta, como forma de diferenciação de suas esposas em relação ás demais, como forma de status social, hoje levado ao pé da letra como uma lei no Irã e Afeganistão pelo seu uso obrigatório.

O Irã ainda é um país pouco visitado principalmente pelo preconceito, a “fama” pelas regras de vestimenta e a desinformação. Mas para início de conversa, esse país é muito mais seguro que o Brasil e muitos outros destinos europeus.