Qual a língua do yoga?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Sânscrito

O Sânscrito, esta língua antiquíssima nascida na Índia, é a porta de entrada para a vasta cultura deste subcontinente composta pelo yoga, ayurveda, literatura, música, história, filosofia, religião, entre outras áreas.

Yoga ou ioga, significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. Yoga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica.

Iogue – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um yogi e yogini (forma feminina para o termo) é um termo que caracteriza os praticantes de yoga. Esta designação é mais usada para praticantes avançados.

A palavra usada como sinônimo de Deus no sânscrito, tem, em sua raiz, a ideia de "um ser com poderes extraordinários". Esta palavra, ou sua forma mais utilizada, é Ishvara, originalmente um título comparável ao "Senhor". Os hindus acreditam que Ishvara é Único.

Além do latim, dentre as línguas mortas mais estudadas estão o sânscrito, o anglo-saxão, o grego arcaico e o antigo egípcio. O aramaico ainda não está totalmente extinto e o hebraico foi revitalizado como língua oficial.

Jiva - vida, ser vivente, o Eu ou espírito individual. Jivátman - espírito individual encarnado em um ser. Jñána - conhecimento, saber, inteligência.

Chandra em sânscrito significa “Lua”, namaskara significa “saudação “.

Yoga é um conceito reivindicado por religiões como hinduísmo, jainismo e budismo, e contempla um conjunto de disciplinas físicas tradicionais originárias da Índia. A face mais conhecida no Ocidente são os exercícios de alongamento, respiração e flexibilidade associados a práticas meditativas.

Os oito passos do Yoga Sutra são: yama; niyama; asana; pranayama; pratyahara; dharana; dhyana; e samadhi. Como ensinam os pesquisadores ouvidos neste artigo, o yama diz respeito a tudo aquilo que devemos evitar para avançar no caminho.

Patanjali

Existem evidências de que os primeiros rudimentos das posturas de ioga surgiram na civilização do Vale do Indo, no atual território paquistanês, por volta de 2000 a.C. Porém a primeira forma organizada de ioga surgiu com o sábio Patanjali, que, por volta de 200 a.C., escreveu o clássico Ioga Sutra.

Aulas práticas ilimitadas de Yoga: Praticas durante a semana no período de 8 meses que é a duração da formação; Plataforma adicional: Conteúdos de vídeos (Aulas pré-gravadas), pdfs e leituras na plataforma de ensino para poder acompanhar.

Segundo levantamento feito pelo Glassdor, no Brasil, um professor de yoga recebe entre R$ 3.525 e R$ 13.091, sendo o primeiro valor o mais comum e o segundo considerado acima da média.

Cada aula incorpora de 8 a 10 posturas (asanas), 2 ou 3 exercícios de respiração (pranayamas), meditação, concentração e relaxamento (dhyana). A aula dura em média 1 hora, com a frequência ideal de duas vezes por semana.