Qual a língua de Machu Picchu?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

língua Quechua

Durante a Trilha Inca para Machu Picchu, a língua Quechua é a mais falada entre cozinheiros, carregadores e até guias turísticos. Este último, no entanto, também é fluente em outros idiomas, como inglês, espanhol e muito mais.

quéchua

No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.

O idioma oficial dos incas
Considerado um dos idiomas oficiais do Peru, juntamente com o espanhol e o aymara, o quechua teve sua origem na região central do país, nos anos anteriores ao início do Império Inca.

A religião inca era politeísta e aos deuses eram dedicados sacrifícios, festas e templos. Como todas as sociedades agrícolas, seus mitos, a maneira de contar o tempo e de se relacionar com o mundo estavam baseados na natureza.

Toda essa riqueza cultural, no entanto, corre risco de desaparecer. Segundo mapeamento da Unesco, 190 línguas faladas no Brasil estão em risco de extinção.

Cantonês

Cantonês. O cantonês é falado na China Continental, principalmente em Hong Kong e Macau. Apenas 70 milhões de pessoas no mundo inteiro falam esse idioma. Por ter um sistema de escrita logográfico (pictórico) com milhares de caracteres, ela é considerada a língua mais difícil do mundo.

Com uma ou outra denominação, é uma das línguas oficiais da Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela.

Novo sol peruano

O significado da palavra Inca (ou Inka em quéchua) se refere a uma espécie de título ou distinção, algo como senhor, rei, monarca, imperador ou chefe supremo. Estes governantes, sempre homens, se intitulavam “filhos do sol”.

O povo. Os quéchua-lamistas, que falam uma língua quéchua, é uma das 55 etnias indígenas identificadas pelo governo peruano, que registra quatro milhões de indígenas em seu território. Os falantes de quéchua na Amazônia estão distribuídos em três estados – Loreto, San Martín e Madre de Diós.

Viracocha era o nome da divindade mais poderosa para os incas, e Inti era a divindade mais adorada, justamente por ser considerado o deus da realeza inca.

A comunicação inca era basicamente oral. A língua oficial era o quíchua, embora em alguns territórios do império outras línguas como aimará, tallán e mais fossem usadas. As regiões que adotaram o quíchua como idioma transformaram o idioma de forma diversa.

38), ayllu era uma unidade política e social, um grupo de parentesco, e até mesmo representava a noção de “parente”. Waldemar Espinoza Soriano (1981, p. 101) conside- rou o ayllu um clã, cujos membros podiam viver em um só território ou distribuídos em vários, mas sempre formando um grupo consanguíneo.

Hoje, estima-se que as línguas Quéchuas sejam faladas por cerca de 8 a 10 milhões de pessoas na América do Sul - principalmente no Peru, Bolívia e Equador. O Quéchua do sul é de longe o mais falado, com cerca de 7 milhões de falantes.

A conquista do Império Inca pelos espanhóis foi resultado da expedição liderada por Francisco Pizarro, que se aproveitou da divisão desse povo pela guerra civil para dominá-lo. O Império Inca foi um grande império que existiu nas regiões correspondentes aos territórios atuais de Equador, parte do Chile e Argentina.

Os Incas acreditavam que o mundo dos deuses estava no céu ou firmamento (o Hanan pacha). Os outros mundos eram compostos pelo Kay pacha (mundo terrestre) e pelo Uku pacha (o mundo abaixo ou dos mortos).

Os incas tinham o Sol (Inti) como sua divindade principal, porém adoravam também a outras entidades celestes como, por exemplo, a lua (Quilla), Vênus (Chaska), relâmpagos (Illapa), as Plêiades, entre outras.