Qual a ligação do Vecna com o Demogorgon?

Perguntado por: upires . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O desejo de Vecna vai além de controlar tudo, mas tenta preencher o desejo por sangue e pelo fim da humanidade. Enquanto isso, a força oculta que é do Devorador de Mentes não segue o mesmo intuito de Vecna, pelo contrário, ela foi moldada para seguir esse caminho.

De acordo com os dados do Google Trends, os atores Joseph Quinn e Jamie Campbell Bower, que entraram para “Stranger Things” nesta temporada e interpretam respectivamente os personagens Eddie e Vecna, são os nomes mais procurados pelos brasileiros em pesquisas relacionadas à franquia.

Vecna é o vilão todo poderoso do Mundo Invertido de “Stranger Things”. Tem aparência humana, mas sem pele e avermelhado, como em carne viva, e músculos aparentes em constante movimento. O vilão ganha força a cada vítima que mata no mundo real, colocando-as em transe antes de matá-las.

Então, o Devorador de Mentes seria superior ao Vecna? Exatamente! Enquanto, o Vecna possui diversos poderes telepáticos e telecinéticos, o Devorador de Mentes já era a própria mente mãe do Mundo Invertido. Ao se tornar parte do todo, o Vecna não poderia se impor a ele ou matá-lo sem garantir a sua própria aniquilação.

O Vecna foi criado para o “Advanced Dungeons & Dragons”, segunda edição do RPG. Ele é um feiticeiro maligno que pratica necromancia e consegue superar a morte, ficando em estado morto-vivo e se tornando um lich. Mesmo após ser derrotado, ele continuou buscando poder e ascendeu como um ser divino maligno.

Utilizando seus poderes, Eleven derrota Henry e envia (sem querer) o Número 1 para o Mundo Invertido. Na dimensão alternativa, Henry entra em contato com o Devorador de Mentes, e aos poucos se transforma no monstro Vecna.

Em entrevista passada, os irmãos Duffer e o produtor/diretor Shawn Levy revelaram que escolheram Max como vítima porque queriam mostrar o talento de Sink nesta temporada, mas o roteiro acabou coincidindo perfeitamente para que a estrela mostrasse o melhor de suas atuações.

A maior e mais temida delas é o Devorador de Mentes, também conhecido como Monstro das Sombras. Ao que tudo indica, a fauna e a flora do mundo invertido estão conectadas a uma mente coletiva, que é comandada pelo Devorador de Mentes. Portanto, ele controla todos os seres que existem na dimensão alternativa.

Vecna aparece como uma criatura de forma humana, mas sem pele. Sua pele é avermelhada, como em carne viva, e seus músculos estão em constante movimento. O vilão já foi humano e tinha o nome de Henry Creel.

Durante a terceira temporada de Stranger Things, o personagem foi manipulado pelo Devorador de Mentes e reuniu um exército de humanos para criar o monstro que atacou o shopping Starcourt. Felizmente, Billy conseguiu reverter o controle da sua mente e ajudar as crianças, mas acabou sacrificando a própria vida.

O que deixa evidente que mesmo o quão poderoso o Devorador seja, Vecna é quem está no comando, é a forma final do monstro. Em flashbacks, Henry já mostrava uma predisposição a sentir algo além da sua realidade. Sem compreender de fato o que estava acontecendo, o garoto se conecta mentalmente com o que há ao seu redor.

Durante o episódio “Querido Billy”, um dos mais aclamados pelos fãs no Volume 1 de Stranger Things 4, Nancy (Natalia Dyer) e Robin (Maya Hawke) se encontram com Victor Creel (Robert Englund) descobrem uma das fraquezas de Vecna: a música.

Demogorgon é uma deidade ou demônio associado com o submundo. Apesar de ser frequentemente atribuido à mitologia grega, o nome provavelmente surge de um equivoco no processo de transcrição de um comentário de Lactantius Placidus por um copista desconhecido. O conceito remonta ao termo original demiurgo.

Sua origem está diretamente relacionada à Eleven, visto que a quarta temporada revela que Vecna era um dos funcionários do Laboratório de Hawkins chamado Henry Creel. Ainda quando criança na década de 1950, ele se mudou com seus pais para um casarão em Hawkins, e lá descobriu seus poderes.