Qual a lente mais indicada para quem tem astigmatismo?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

As lentes de contato tóricas são as mais indicadas para quem tem astigmatismo. Quando falamos em lentes de contato “tóricas”, estamos nos referindo a lentes gelatinosas produzidas especificamente para a correção do astigmatismo.

Com uma curvatura mais ovalada, as lentes de contato tóricas se adaptam aos olhos com astigmatismo. Além disso, elas também possuem recortes especiais e detalhes com maior espessamento. As lentes de contato tóricas podem ser gelatinosas ou rígidas, dependendo da indicação do oftalmologista e da preferência do paciente.

LENTES DE CONTATO PARA ASTIGMATISMO
O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de uma lente de contato tórica, ou seja, cilíndrica, que compensa o formato da córnea, por possuir diferentes espessuras na sua superfície. Quanto maior o grau do astigmatismo, maior será a diferença de espessura na lente para compensá-lo.

Durante muitos anos pacientes com astigmatismo não puderam usar lentes de contato. Isto porque este erro refrativo dificulta a visão (turva ou distorcida) em todas as distâncias.

Não indico para todos os pacientes. Tampouco indico para pessoas que não tenham erro refracional (miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia). Ou seja, não existe indicação de uso de filtro de luz azul em pessoas que não tem grau para corrigir.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

O Astigmatismo é um erro refrativo ocular caracterizada pela visão borrada ou dupla e dificuldade em ler letras pequenas de perto.

Quais são os sintomas de astigmatismo? Além da dificuldade de enxergar de perto ou de longe e da visão embaçada, o paciente com astigmatismo pode ser aquela pessoa que sente vontade de apertar os olhos para tentar enxergar melhor algo.

O astigmatismo é uma condição da visão causada por irregularidades na córnea ou no cristalino. Essas irregularidades fazem com que o olho tenha vários pontos focais e, portanto, a imagem que se forma na retina é borrada.

Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência. Além disso, processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata, também podem ocasionar no desenvolvimento desse erro refrativo. Doenças como ceratocone e pterígio também podem provocar astigmatismo.

Astigmatismo Grave: Grau entre 2 e 3
O astigmatismo severo pode provocar sintomas graves que afetam a rotina do seu dia a dia. Além disso, um dos principais sintomas do astigmatismo severo é a visão escurecida. Esse problema pode gerar dores de cabeça e afetar a sua saúde.

Na maioria dos casos, o astigmatismo é hereditário, mas a condição também pode se desenvolver ao longo dos anos devido à alterações na curvatura da córnea, que podem ser causadas por nossas milhares de piscadelas diárias. Tal doença também pode ser desencadeada por um trauma nos olhos, como o ceratocone.

Se você recebeu o diagnóstico de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia (vista cansada), deverá adquirir um dispositivo de correção visual adequado ao problema, conforme a orientação do médico. Os óculos para descanso, por si só, não servem para solucionar outros problemas de visão.

O astigmatismo é uma condição que provoca dificuldades para enxergar tanto de longe como de perto. Isto ocorre por conta da curvatura irregular da córnea, provocando um erro refrativo que distorce os raios luminosos e formam múltiplos pontos focais, quando o normal deveria ser o foco visual em apenas um ponto (retina).

Quem tem astigmatismo sente dificuldade de enxergar de perto e de longe. Os objetos parecem desfocados, e as linhas e contornos não são visualizados com boa definição. O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) ou cirurgias a laser.

As lentes de contato multifocais também podem ser encontradas na forma tórica, indicada para as pessoas que, além da presbiopia, apresentam um grau alto de astigmatismo. É importante ter paciência no período de adaptação das lentes de contato multifocais.

Há dois tipos de lentes de contato mais indicadas para correção de miopia e astigmatismo: lente de contato esférica e lente de contato tórica. A lente esférica, como o nome diz, tem a superfície esférica. Já a lente tórica tem uma forma mais geométrica na superfície.