Qual a lenda mais conhecida?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

O Saci Pererê

O Saci Pererê está entre as lendas do folclore mais conhecidas pelo povo brasileiro.

As lendas folclóricas menos conhecidas nos livros
Como A festa da onça, os livros infantis e infantojuvenis são ótimas fontes dessas narrativas do folclore que não são tão populares.

Lendas do folclore brasileiro
São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.

Boitatá Provavelmente a lenda indígena mais antiga do Brasil, tendo inclusive sido descrita por José de Anchieta em 1560, a história do Boitatá conta sobra uma cobra de fogo que protege e mata quem desrespeita os animais e as florestas.

Lenda aborígene

Lenda aborígene pode ser história mais antiga conhecida pela humanidade | Super.

A seguir, falaremos sobre as principais lendas do Folclore brasileiro, aquelas mais conhecidas e comentadas em todo o Brasil.

  • Saci Pererê O Saci é um dos personagens mais conhecidos do Folclore brasileiro. ...
  • Iara. A lenda da Iara foi criada pelo povo Tupi. ...
  • Mula sem cabeça. ...
  • Curupira. ...
  • Caipora. ...
  • Lobisomem. ...
  • Boto cor de rosa. ...
  • Boitatá

A lenda da Iara diz que índia foi salva pelos peixes e como era noite de lua cheia, ela foi transformada em sereia. Atualmente, a lenda da Iara é representada por uma bela sereia que atrai homens com o seu irresistível canto para o fundo dos rios, local de onde eles não voltam nunca mais.

A Cuca espreita as casas das pessoas durante a noite e captura as crianças que não dormem na hora correta e que são inquietas. Essa lenda era comumente utilizada como forma de amedrontar as crianças. Na lenda tradicional, a Cuca tem a forma de uma mulher muito velha com o rosto horrendo, corcunda e pele enrugada.

Na lenda, o saci-pererê é um moleque travesso que prega peças nas pessoas. Saci-pererê é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro e faz menção a um negrinho travesso que possui uma perna apenas, mora nas florestas e comete diversas travessuras contra viajantes e moradores das zonas rurais.

O boto-cor-de-rosa é a lenda de um boto que, transformado em um homem sedutor, parte à procura de mulheres para seduzir. A lenda do boto-cor-de-rosa fala que esse animal se transforma em um homem muito bonito e conquistador, que parte à procura de mulheres para seduzi-las.

O mito do Pai-do-Mato também marca presença no folclore nordestino, especialmente em Pernambuco e Alagoas, onde se acredita ser uma criatura estranha, de alta estatura, longos cabelos, unhas enormes, orelhas de cavaco e voz rouca e forte, seu urro tem um som de rugido que ecoa estrondosamente pela floresta.

Com a influência da mitologia africana, o Saci se transformou em um menino negro agitado que perdeu a perna lutando capoeira. Quem cortou a perna do Saci Pererê? Segundo a lenda, o espírito era, em vida, um menino negro que cortou a própria perna para fugir da escravidão.

Origem da Lenda
Acredita-se que a cobra grande foi responsável por criar parte dos rios. Isso porque ao se rastejar ela deixava sulcos gigantescos na terra, que com o tempo, se transformaram em rios caudalosos, como o Amazonas.

Curupira

Curupira. Defensor da natureza, o Curupira vive nas matas brasileiras, tem os cabelos vermelhos e os pés virados para atrás. O seu nome tem origem tupi-guarani e sua função é espantar todos que querem destruir as matas. Para cumprir sua missão, emite sons e assovios que dão medo.

O segundo mais antigo desenho rupestre já descoberto é do final do período paleolítico, primeira era da Idade da Pedra, mas é o mais antigo a contar uma história. Trata-se, portanto, da mais velha história que se tem registro contada pela humanidade.

Conta a lenda que uma bela índia chamada Naiá apaixonou-se por Jaci (a Lua), que brilhava no céu a iluminar as noites.