Qual a lei que proíbe a gravação?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A Lei federal da Wiretap proíbe qualquer pessoa de gravar secretamente comunicações orais ou telefônicas que outras partes acreditem ser íntimas ou privadas. (18 U.S.C. § 2511.)

Você não pode gravar conversas alheias, em que você não está participando diretamente, principalmente se estas estiverem ocorrendo por telefone, já que isso seria invasão de privacidade. Ligações particulares só podem ser grampeadas com expressa autorização judicial.

A gravação de conversa telefônica ou captação ambiental por um dos interlocutores independentemente do conhecimento disso pelos outros. Todas essas modalidades são legais e podem ser usadas como prova em processos judiciais.

Gravação clandestina, em sentido lato, é o registro em arquivo da comunicação entre duas ou mais pessoas, captada por uma delas (ou por terceiro, com seu consentimento), sem que um dos envolvidos saiba. Hoje o STF considera que a regra é que a gravação clandestina seja lícita, como se verá com mais detalhe adiante.

Assim, é sim permitido a instalação de câmeras no ambiente de trabalho, captando imagens e áudios dos locais de trabalho. Porém, é absolutamente proibido gravar imagens ou áudios nos banheiros e vestiários, pois são locais em que o empregado deve ter privacidade.

Você pode usar áudio de whatsapp em processo (ou ainda texto ou video de whatsapp) mas é importante que o material seja capturado com utilização de técnicas forenses, que possibilitem sua auditabilidade e impeçam sua violabilidade.

Gravar áudio pode ser legal em um estado, mas ilegal em outro. Ou poderia simplesmente depender de quem teve o áudio gravado e onde. O consentimento da pessoa e o objetivo da gravação de áudio também podem ter um significado importante. Bem como para que o material é usado.

Se você fotografa ou filma alguém com a finalidade de produzir prova perante a Polícia ou a Justiça, por exemplo, esse registro é permitido, sobretudo em ambientes públicos. Contudo, se por um lado o registro é permitido para tais finalidades, a veiculação, por outro lado, não é.

É necessária a obtenção de uma autorização para filmagem por parte da São Paulo Film Commission todas as vezes que elas forem realizadas em locações públicas municipais, incluindo espaços e equipamentos públicos, e/ou que realizem ocupação do solo e/ou interfiram no fluxo de transeuntes e/ou veículos no município de ...

O direito de imagem é protegido pelo artigo 5o, inciso X da Constituição Federal, que o inseriu no rol dos direitos e garantias fundamentais, prevendo indenização para o caso de sua violação. O Código Civil também traz regras sobre o direito de imagem e o classifica como um direito da personalidade.

( ) Existem três sistemas principais para gravar sons: os mecânicos, os de base magnética e os ópticos.

Se você grava a ligação que você faz para alguém (pessoa física ou empresa) você não incorre em nenhum delito. Você tem o direito de registrar as suas conversações.

Seleção e decupagem. O primeiro passo após as gravações é selecionar os melhores takes obtidos nas filmagens. A partir disso, se inicia a escolha da minutagem que será utilizada no vídeo final, ou seja, realiza-se o processo de decupagem.

Direito de gravação de audiência pelas partes, independe de Autorização. A Gravação Judicial, é um direito positivado no Novo Código de Processo Civil, inclusive é uma prerrogativa, que pode ou não ser exercida. Esse direito não pressupõe qualquer necessidade de autorização judicial.

Tipos de Gravações

  • Silkscreen / Serigrafia. ...
  • Transfer. ...
  • Laser. ...
  • Digital. ...
  • Bordado Computadorizado.

Câmeras com áudio são permitidas? São permitidas as capturas de áudios no ambiente de trabalho, desde que seja feita em locais que não violem a privacidade dos trabalhadores, porém, novamente, pode ser considerada proibida a instalação de câmeras com áudio em banheiros e vestiários.

José Higídio, em artigo publicado na plataforma do site Consutor Jurídico, afirmou que por mais que a captura de tela seja um elemento muito frágil, as mensagens eletrônicas têm valor jurídico e é plenamente possível usá-las como prova digital.

“No caso de áudio, o importante é que, no corpo da petição, ele seja reproduzido a termo, seja escrito o que contém o áudio. No caso do texto, é necessário ter os prints”, explica a defensora. São muitos fatores que são levados em consideração na justiça, ao surgir uma prova digital.

Muitos gravadores de voz disponíveis no mercado atualmente podem gravar até 1000 horas de áudio, e isso está muito relacionado com a memória do aparelho, pois quanto maior for a capacidade dela, maior será o tempo de gravação disponível no aparelho.

576 Horas

Gravador De Voz Digital E Music Player Grava Até 576 Horas 8 Gb.