Qual a lâmpada ideal para fotos?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

A luz amarelada (quente) que faz parte da maioria dos ambientes das casas não é adequada para suas selfies. Não que você precise ir no banheiro ou na lavanderia para fazer suas fotos, mas prefira a luz LED ou eletrônica branca (fria), mais próxima da luz solar.

Luz natural e luz artificial
A principal diferenciação entre os tipos de iluminação de fotografia são as luzes natural e artificial. A primeira se refere a todas as fontes naturais de luz, principalmente aquela do sol em um dia sem nuvens, mas também a luz refletida pela lua e de dias nublados.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Ring light para celular é um acessório que melhora a iluminação de fotos e vídeos. O produto nada mais é do que um círculo de luzes de LED, ou de lâmpadas, usado para iluminar o rosto da pessoa que aparece na gravação. O equipamento se tornou febre entre os influenciadores digitais e maquiadores.

Vapor metálico (metal halide, ou MH) A lâmpada de vapor metálico imita uma luz muito próxima à luz solar, produzindo uma luz de espectro frios de 2700 a 5500K.

Existem muitos modelos de lâmpada com câmera, que são opções tecnológicas.

  • Câmera Lâmpada 360 Panorâmica Wi-Fi V380.
  • Câmera de Segurança IP Lâmpada.
  • Câmera IP Segurança Lâmpada 360 Wi-Fi Panorâmica.
  • Câmera IP Segurança Lâmpada Panorâmica V380.

Luz Principal
É a luz que dá forma à imagem. Com ela podemos distinguir claramente a figura fotografada. Ela deve ser capaz de sustentar a imagem sozinha, sem o brilho das outras luzes. Geralmente, a luz principal é definida em função do diafragma usado na câmera.

Já a luz suave é aquela que gera sombras sem contornos nítidos, quando não dá para saber quando elas começam, ou terminam.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

lâmpadas LED

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Conforme destacado anteriormente, as lâmpadas LED são muito mais eficientes. A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

1- Cheque a qualidade das lâmpadas
Aquela dica óbvia, mas certamente muito útil: você já checou a qualidade das lâmpadas usadas na sua casa? É possível mudar completamente a cara de um cômodo utilizando luzes mais fortes. O LED, por exemplo, é o melhor tipo de lâmpada para clarear ambientes escuros.

O mais importante. A luz de selfie carrega 36 lâmpadas de LED (na cor branca e com fundo frio) que proporcionam iluminação uniforme e não brilhante. O gadget possui controle de intensidade da luz. O acessório pode ser movido à pilha ou bateria recarregável.

O ring light é um acessório interessante para melhorar a iluminação na gravação de vídeos, registro de fotos e realização de videoconferências. O tradicional círculo de luz pode ser ideal para o home office e também para criadores de conteúdos nas redes sociais.

A luz LED em branco neutro do tipo 4000K, em branco frio de 2500K ou branco quente 6500K, opções perfeitas para quem quer um espelho camarim de maquiagem.

Se as suas plantas não recebem luz direta do sol, você pode simulá-la colocando lâmpadas grolux (Você pode comprar essas lâmpadas em lojas especializadas em iluminação ou aquários). Essas lâmpadas proporcionam o mesmo comprimento de onda que a luz solar, o que permite que as plantas façam a fotossíntese.

Capacidade de gravação de até 3 dias ininterruptamente (grava por cima da primeira filmagem). Pode variar dependendo da forma de gravação escolhida.

Por ela possuir uma visão de 360º, apenas uma câmera consegue cobrir uma área bem maior do que uma câmera comum, consegue cobrir uma área onde seria necessário aproximadamente 4 câmeras!

Seu preço gira em torno de R$ 350.