Qual a justificativa de um projeto de leitura?

Perguntado por: uximenes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Levando em consideração a qualidade do ensino que queremos oferecer e levando em conta a necessidade e a importância da leitura, pensamos em um projeto que nos auxilie no estímulo a leitura, proporcionando um diferencial no currículo escolar dos nossos alunos.

Um projeto de leitura é uma estratégia de engajamento. Assim, nele, atividades são desenvolvidas para que o aluno aprenda diversas habilidades de modo lúdico e autônomo por meio da leitura. Portanto, o projeto é uma metodologia ativa de ensino que provoca a capacidade de análise e de intervenção.

É através da leitura que a criança desenvolve a capacidade de analisar as informações de forma crítica tirando lições para sua própria vida. O aluno deve ler com prazer e não com imposição, pois só assim a sua participação também tornar-se-á prazerosa.

objetivos específicos
_ Despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas. _ Contribuir para a reflexão crítica no processo de socialização, através da interação família e escola. _ Potencializar o processo de leitura com relação a educação e multimídias.

Justificativa: argumentos que defendam a sua ideia. Objetivos: resultados que você pretende alcançar. Metodologia: meios que serão utilizados para desenvolver o projeto e atividades propostas. Recursos humanos e materiais: pessoas, materiais e infraestrutura necessários para as atividades.

Uma boa justificativa de projeto deve conter:

  1. Uma introdução clara que explica por que você está fazendo a pesquisa;
  2. Um breve resumo do que você pesquisará;
  3. Os objetivos que você espera alcançar;
  4. Os benefícios esperados para sua pesquisa.

A justificativa é uma das etapas metodológicas de elaboração de um trabalho acadêmico, no qual o autor deve convencer o leitor do motivo de existir de determinado estudo sobre esse tema. Nesta seção, deve ficar claro o propósito do estudo e qual a visão será usada para analisar o fenômeno.

O incentivo à leitura, principalmente nos primeiros anos na escola, é essencial para que o aluno desenvolva habilidades de comunicação e escrita, que vão ajudá-lo a interagir, se expressar e conviver melhor em sociedade.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

  1. Crie metas de leitura semanais. ...
  2. Promova atividades diferenciadas. ...
  3. Integre outras disciplinas no processo. ...
  4. Mostre os benefícios da leitura. ...
  5. Estimule a ida à biblioteca. ...
  6. Incentive seus alunos a fazerem seu próprio projeto de leitura. ...
  7. Feira do Livro.

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

Estudos comprovam que crianças que são estimuladas e ler desde cedo, desenvolvem sua capacidade cognitiva de maneira superior àqueles que não leem. A leitura aumenta a capacidade de concentração, foco, aprendizado, interpretação, e por aí vai.

O objetivo geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central do trabalho acadêmico. Ou seja, o objetivo geral responde à pergunta: O que é? Então ele deve expressar de forma clara qual é a intenção da pesquisa.

Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral. Normalmente, são frases completas, porém curtas. Não defina seu objetivo específico somente com uma palavra, por exemplo: infraestrutura, casa-do-mel ou plantio.