Qual a IST mais comum?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Herpes genital (cerca de 80% da população brasileira já foi infectada pelo vírus); HPV (cerca 54% da população brasileira possui o vírus);

A tricomoníase é a mais comum das IST curáveis no mundo. É causada pela infecção por um parasita durante a relação sexual. Clamídia, sífilis e gonorreia são infecções bacterianas.

Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.

1. Herpes genital. O herpes genital é uma IST altamente contagiosa causada por um tipo de vírus denominado herpes simplex (HSV).

São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são infecções contagiosas cuja forma mais frequente de transmissão através do ato sexual. As IST´s que mais acometem os adolescentes são: HIV, hepatite B, gonorréia e herpes.

Gonorreia: de 5 dias a 2 semanas; Herpes: de 1 a 4 meses; HPV: de 3 semanas a alguns meses; Hepatite B: de 3 a 6 semanas.

Causadas por vírus, algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) não têm cura. Elas são transmitidas principalmente por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal) sem preservativo. As principais ISTs que não têm cura são a aids (HIV), o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a herpes.

A lista é grande e abrange doenças como gonorreia, clamídia, HPV, candidíase, HIV, herpes, sífilis, entre outras.

Não. Muitas ISTs podem ser curadas se diagnosticadas nos primeiros estágios da infecção, e o tratamento pode ser simples como tomar antibióticos. Mas medicamentos não podem curar todas as ISTs, portanto prevenção com sexo seguro é a melhor opção.

Cerca de 90% das mulheres e 74% dos homens que têm a doença não sentem nada, nenhum sintoma, logo, não sabem que estão infectados.

5 sintomas de DSTs no homem

  1. Sinal amarelo no banheiro. ...
  2. Corrimento anormal no pênis. ...
  3. Dor, sensibilidade e inflamação nos testículos. ...
  4. Fadiga, dores musculares e nas articulações, febre, inchaço dos gânglios linfáticos. ...
  5. Bolhas, verrugas ou feridas ao redor do pênis, virilha e reto.

Assim como a herpes, a sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), podem ser transmitidas também através do beijo, diz o infectologista Marco Aurélio. “No beijo, geralmente ocorre quando IST está na fase aguda formando feridinhas.

A sífilis é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela se apresenta de muitas formas e seus sintomas são extremamente variados. Os mais comuns são lesões de pele que ocorrem nos órgãos sexuais, dor de cabeça, mal-estar, fraqueza generalizada, febre e aparecimento de gânglios na pele.