Qual a intenção do Taylorismo?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempo cronometrado.

Sua ideia é que reduzir o tempo para completar uma tarefa era a principal forma de aumentar a produtividade e maximizar lucros.

O Toyotismo é um sistema (ou modelo) nipônico de produção de mercadorias, com vista à flexibilização na fabricação de produtos. Este sistema vai substituir o Fordismo enquanto modelo industrial vigente a partir da década de 1970.

Resumo sobre toyotismo
É caracterizado pela flexibilização da produção, com adoção do sistema just-in-time, que produz conforme a demanda. Além disso, nota-se a ausência de estoques. Há também o emprego de tecnologia intensiva, da terceirização produtiva e de mão de obra multifuncional.

O sistema de produção Toyotismo é baseado em cima de alguns princípios, sendo que os três mais conhecidos, são: Automação; Just in time; Kaban.

O objetivo fundamental da criação e implementação do Fordismo foi a redução dos custos de produção - e a consequente redução dos preços dos produtos -, ampliando, assim, o acesso a um maior número de consumidores e aumentando os lucros das empresas.

O Taylorismo busca aumentar a eficiência operacional do trabalho, extraindo o melhor rendimento de cada funcionário. Para isso, é elaborado um sistema de racionalização do trabalho, no qual cada trabalhador se especializa em uma etapa específica do processo produtivo.

O fordismo prioriza a produção em massa padronizada, enquanto o taylorismo busca racionalizar o trabalho e otimizar a produtividade do trabalhador. Outra distinção é que o fordismo valoriza trabalhadores especializados, enquanto o taylorismo enfatiza o treinamento e a capacitação de trabalhadores.

Resposta: a) A necessidade das empresas em aumentar a eficiência produtiva.

Por exemplo, a ideia de medir tempos de execução de cada tarefa ainda é importantíssima para calcularmos a produtividade da empresa. Ter um método padrão para realização de atividades – ainda que hoje esse método seja muito mais aberto e em constante transformação – também é outro benefício do taylorismo.

O foco principal do taylorismo é a racionalização do trabalho. Taylor percebeu que os trabalhadores perdiam bastante tempo porque não dominavam a sua função. Dessa forma, concluiu que era necessário aperfeiçoar as funções de cada trabalhador para reduzir a lentidão na produção.

Resposta:A principal ideia do taylorismo era a racionalização do trabalho.

Na linha de produção fordista, o trabalhador tem uma única função determinada. Já no Toyotismo, ele deve estar apto a exercer as mais diversas tarefas e conhecer bem a forma com que o produto é feito.

Enquanto o Fordismo e o Taylorismo produziam em massa e produtos iguais, fazendo com que os estoques ficassem cheios, o Toyotismo produzia pequenos lotes de produtos escolhidos pela demanda. Isso reduzia os prejuízos e não sobrecarregava os estoques.

Tem como vantagem a maior eficácia na produção e a redução dos custos com a manutenção dos estoques, além da adoção de inovações tecnológicas no processo produtivo. A redução dos postos de trabalho no interior das fábricas e o desemprego estrutural são as desvantagens do toyotismo.