Qual a injeção anticoncepcional que tem menos hormônio?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Devido às pequenas concentrações de ambos os hormônios, CYCLOFEMINA® é considerado um anticoncepcional de baixa dosagem hormonal. O principal mecanismo de ação dos componentes combinados de CYCLOFEMINA® é o de suspender a ovulação. A ação contraceptiva de CYCLOFEMINA® é a partir do primeiro dia da aplicação.

Esse efeito colateral dos anticoncepcionais pode ser observado em algumas mulheres e, normalmente, a eliminação dos líquidos retidos pode ser facilitada com atividade física regular e sem haver ganho de gordura. A injeção trimestral é o único anticoncepcional com relato científico de ganho de peso.

Mensais: Mesigyna, Noregyna, Perlutan, Cyclofemina; Trimestrais: Depoprovera. A injeção anticoncepcional pode ser um combinado de estrogênio e progesterona (todas as mensais) ou ser só de progesterona (trimestral – depoprovera).

Exemplo de pílulas com estrogênio natural são o Qlaira® e o Stezza®.

Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro. Ela se mostrou eficaz em 99,9% dos casos. O preservativo masculino, que também está entre os mais usados do Brasil, pode ter falha entre 8 e até 20%.

Náuseas, dor abdominal, aumento de peso corporal, dor de cabeça, depressão ou alterações de humor, dor nas mamas incluindo hipersensibilidade.

Os anticoncepcionais que têm apenas estrogênio, ou então à base de hormônios naturais, parecem ter menos impactos sobre a libido feminina.

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.

Estudos realizados não comprovaram o aumento de peso pelos anticoncepcionais, mas um dos efeitos colaterais mais relatados pelas mulheres que usam anticoncepcional injetável é que, na prática, tomar anticoncepcional engorda.

Um dos efeitos colaterais é o aumento do ganho de peso, principalmente devido aos efeitos dos hormônios no corpo e a retenção de líquido.

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

A escolha do melhor anticoncepcional deve ser feita entre a paciente e seu médico ginecologista. Além de uma análise de indicadores de estilo de vida e do histórico familiar de doenças, pode ser necessário realizar alguns exames laboratoriais para entender melhor o funcionamento do corpo da mulher.

É um método contraceptivo muito eficaz, com apenas 0,1% a 0,6% de falha para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas.

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Algumas marcas que apresentam esses compostos são: Cerazette.