Qual a influência europeia na culinária brasileira?

Perguntado por: uguimaraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Foi dos europeus que herdamos o costume de consumir carne de boi, de carneiro, de porco e de bode. Além disso, foram eles que nos ensinaram a utilizar na nossa alimentação todos os subprodutos oriundos da criação de animais, como: o leite, a fabricação de queijo, requeijão, embutidos e defumados.

As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.

A bacalhoada, que é bastante conhecida no Brasil, foi trazida pelos portugueses. Bolinho de bacalhau e caldo verde são outros pratos populares nas casas brasileiras, como resultado da influência da cultura portuguesa. Mas cultura portuguesa ganha destaque em nossa mesa, mesmo, na hora de saborearmos os doces.

Com influência portuguesa, diversos pratos deliciosos começaram a surgir e ser consumidos no Brasil. Um grande exemplo é a feijoada, que foi uma adaptação da cozinha portuguesa. Pratos com peixes também vieram de Portugal, como bolinho de bacalhau e sardinhas fritas.

Embora tenhamos adotados vários costumes europeus no Brasil, viajar para o exterior sempre causa algumas estranhezas e inúmeras novidades.

  • Cultura europeia. ...
  • Costumes europeus. ...
  • Beijo no rosto. ...
  • Não usar sapatos dentro de casa. ...
  • Não ter lixo no banheiro. ...
  • Comer sopa de entrada. ...
  • Café da manhã ...
  • Cachorros em todos os lugares.

O continente europeu é tido como o principal influenciador da cultura do Ocidente. Nas Américas essa influência aconteceu, principalmente, pelos países colonizadores, com destaque para Portugal, Espanha e Inglaterra, além de França e Holanda.

Portugal

Portugal foi o país europeu que exerceu mais influência na formação da cultura brasileira. Os portugueses realizaram uma transformação cultural para a colônia, destacando-se a língua portuguesa, falada em todo o país, e a religião marcada por festas e procis- sões.

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

A nossa alimentação possui influências indígena, africana e portuguesa, desde a organização de sua “existência coletiva”, conforme referiu Cascudo. Os nossos doces tiveram origem sempre europeias: “não há doce africano. Nem indígena.

No Brasil, imigrantes europeus, orientais, escravos africanos e nativos indígenas trocaram e fundiram técnicas gastronômicas e receitas, dando origem ao a culinária brasileira, que pode ser considerada uma das mais diversificadas do mundo.

Como Portugal era um país extremamente católico, trouxe ao Brasil suas procissões e festas. Os portugueses também trouxeram as festas juninas e o carnaval, além de folguedos influenciados por eles como o bumba-meu-boi, a farra do boi, as cavalhadas e o fandango.

A Europa passa por uma grande mudança de hábitos alimentares, devido à vários fatores como a crise econômica, uma legislação mais restrita sobre os funcionais e um retorno à simplicidade. Alimentos funcionais, orgânicos, comércio justo, produtos locais, sem corantes, com aroma natural, sem aspartame.

Por causa da influência europeia, várias das edificações expressivas imprimem características barrocas e neoclássicas. Isso pode ser visto principalmente na edificação de igrejas e afins. Além dos templos religiosos, as cidades e prédios urbanos também ganharam traços dessas arquiteturas.

Das Américas o europeu trouxe a batata, o milho, o pimentão, o tomate, a baunilha e o cacau, isto para citar os principais insumos, que de tão marcantes, parecem ser originalmente europeus.

Como os imigrantes influenciaram a culinária brasileira?

  • 1/7- A influência africana. Dendê. ( ...
  • 2/7- A influência portuguesa. Quindim. ( ...
  • 3/7- A influência italiana. Macarrão. ( ...
  • 4/7- A influência alemã Cerveja alemã. ( ...
  • 5/7- A influência espanhola. ...
  • 7/7- A influência árabe.

1 – Strudel, Alemanha
Uma das receitas folhadas mais conhecidas da Europa, o strudel é uma torta recheada com pedaços pequenos de maçã, passas, canela, migalhas de pão e açúcar polvilhado por cima.

Comidas típicas de Portugal

  • Bacalhau. Não poderíamos começar por outro prato que não fosse o bacalhau. ...
  • Arroz de Pato. ...
  • Pastel de Nata. ...
  • Queijo Serra da Estrela. ...
  • Francesinha. ...
  • Vinho do Porto.

Os portugueses também introduziram o açúcar, que teve importância histórica na economia do Brasil. A partir disso, a culinária adotou os doces de ovos e das mais diversas frutas. Assim, surgiu a goiabada, a marmelada e a cajuada, bem como os docinhos de festas comuns em aniversários e casamentos.

Guerra de tomates, corrida de cavalo, tourada e muito mais são algumas comemorações oferecidas pela europa, cheia de tradições religiosas e de comemorações regadas a muita bebida, também. Confira e escolha a melhor! Aproveite que vai passar um tempo na Europa e faça um intercâmbio de idiomas!

São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira. Porém, dentre todos esses povos, pode-se destacar três nações que foram fundamentais na origem do povo brasileiro: os indígenas, os portugueses e os africanos.

Por terem desenvolvido os aspectos político e cultural em âmbito interno, conseguiu implantar sobre os outros povos domínio, pois detinham conhecimento em ciências, estratégia militar e tecnologias. econômica, ambiental e social, mão de obra e mercado consumidor.