Qual a influência dos vulcões na transformação da Terra?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

O fenômeno em questão acontece na maioria das vezes em locais onde há encontro de placas tectônicas. O material magmático vem à superfície em forma de lava, a mesma abrange grande área ao redor. O vulcanismo como agente modelador do relevo é responsável pelo surgimento das montanhas e dos planaltos.

O vulcanismo transforma o relevo quando a lava por ele expelida, junto a alguns materiais sólidos (piroclastos), é solidificada na superfície, formando as rochas ígneas vulcânicas, a exemplo do basalto.

Os vulcões são capazes de alterar o tempo e clima, tanto de forma local quanto global. Grandes erupções vulcânicas lançam enormes quantidades de gases vulcânicos, aerossóis – partículas em suspensão na atmosfera – e cinzas, que causam o aumento ou diminuição da temperatura da atmosfera.

Benefícios do vulcanismo
Produção de energia elétrica em centrais geotérmicas. Produção de betão resistente a partir de lava. Estâncias termais. Aproveitamento do calor para cozinhar.

As partículas despejadas na atmosfera pelos vulcões são capazes de refletir a luz solar e, assim, manteriam a Terra mais fria.

Ao cair no mar, a lava causa o aumento da temperatura na superfície, impacta a circulação oceânica e pode liberar gases tóxicos; Poluição do ar: as erupções vulcânicas podem gerar impactos na qualidade do ar, devido à grande concentração de gases tóxicos emitidos por elas.

Embora os impactos negativos da atividade vulcânica surpreendam, há aspectos positivos dos vulcões. As rochas, poeiras e cinzas vulcânicas, ao se decomporem, geram solos de grande fertilidade, favorecendo agricultura nas áreas de ocorrência. Estima-se que esses solos cubram 1% da superfície dos continentes.

As regiões onde as placas tectônicas convergem-se provocam acúmulo de pressão e descarga de energia, acionando então o vulcão. A intensidade da erupção vulcânica pode então provocar tremores na superfície, portanto, o terremoto.

Entre os agentes formadores de relevo externo, podemos citar o vento, as chuvas, a neve, a mudança de temperatura, os próprios seres vivos, entre outros. Já entre os agentes internos pode-se citar os terremotos, vulcões ativos e abalos sísmicos.

Nesse contexto, este estudo visa demonstrar, através de um estudo bibliográfico, que o ser humano é o principal responsável pelas transformações ambientais ocorridas na natureza.

Fertilidade. Um solo de origem vulcânica costuma ser muito fértil. Isso porque o material expelido acaba trazendo uma farta riqueza de sais minerais, em um processo de "reabastecimento natural de nutrientes do solo", como pontua a professora Barreto.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

Uma das utilizações econômicas dos vulcões está voltada para a produção de energia geotérmica. Essa energia diz respeito àquela proveniente do calor do interior da Terra.

Em regiões próximas há vulcões ativos, os agricultores aproveitam a fertilização da terra provocada pelas cinzas depositadas no solo. As cinzas podem funcionar como fertilizante, pois contêm alguns elementos, que podem ser positivos a alguns tipos de solo.

Os rios que circundam as áreas vulcânicas apresentam águas quentes e se tornam pontos turísticos. Os pontos negativos dos vulcões estão ligados ao clima, além de cinzas que geram danos a saúde dos seres vivos. As lavas podem destruir toda cidade e acarretar em mortes. Bons estudos!

1-Solos férteis, bons para a agricultura; 2-Exploração de materiais valiosos (ouro, ferro, enxofre, diamantes); 3-Atracção turística (paisagem, vegetação); 4-Produção de energia elétrica (conversão de energia geotérmica);

O derramamento vulcânico originou terras muito férteis nesses estados, como o caso da “terra roxa”, de origem basáltica. Já na Era Cenozoica, no período Terciário, as erupções vulcânicas oceânicas originaram algumas ilhas no litoral, como Fernando de Noronha, Trindade, São Pedro e São Paulo.

O vulcanismo como agente modelador do relevo é responsável pelo surgimento das montanhas e dos planaltos. Na formação de montanhas, toda a lava que é emitida vai sendo armazenada nas proximidades de onde sai todo o material magmático. Desse modo, após vários processos dessa natureza, a montanha é constituída.

As mudanças climáticas afetam a disponibilidade de água, tornando-a mais escassa em mais regiões. O aquecimento global agrava os períodos de seca em regiões onde a falta de água já é comum e leva a um risco maior de secas agrícolas, afetando plantações, e secas ecológicas, aumentando a vulnerabilidade dos ecossistemas.

Como a lava modifica o solo – e o torna o mais fértil do planeta! Quando um vulcão entra em erupção, além da lava, ele expele uma grande quantidade de cinzas. Estas podem ser observadas em formas de nuvens densas e com cores mais turvas. Essas cinzas vulcânicas são recheadas de nutrientes.

Mauna Loa

O maior vulcão ativo do mundo, Mauna Loa, no Havaí, está em erupção pela primeira vez em quase 40 anos.