Qual a influência da indústria cultural na vida das pessoas?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Ao promover a massificação e a transformação da cultura em mercadoria, a Indústria Cultural fomentou o surgimento da cultura de massa. Junto aos meios de comunicação, ela sustenta a veiculação da cultura de massa, que é direcionada para o consumo pelo máximo de pessoas possível, em todas as esferas sociais.

Ela é uma aposta que provoca o desenvolvimento técnico e econômico, fruto de um diálogo entre uma produção e um consumo. Reafirma-se que a Indústria Cultural não apenas resulta da globalização, mas também promove a globalização.

Ocorre que a Indústria Cultural planeja seus conteúdos almejando as crianças e adolescentes como seu público alvo mais relevante, pois são os mais vulneráveis. Consequentemente, destina seus produtos ao consumo em massa e, nessa perspectiva, tudo se torna um negócio voltado ao lucro.

A economia de mercado e a sociedade de consumo foram condições fundamentais para o surgimento da indústria cultural.

Percebe-se, portanto, que a indústria cultural procura alienar o indivíduo de seu tempo livre, moldando-o como mecanismo produtivo do sistema capitalista, ao mesmo tempo em que cria mercado para os bens ou serviços produzidos, transformando-o em consumidor do que esta indústria produz e oferece.

Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as ...

A cultura brasileira, por exemplo, recebeu contribuições de diferentes povos, com destaque para indígenas, europeus e africanos. O resultado das influências dessas populações, como línguas, danças, festas, entre outros aspectos, indicam o cenário de diversidade cultural do território brasileiro.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

Segundo os críticos, a cultura industrializada provoca sérias consequências sociais, como a alienação, a fuga da realidade e o conformismo. Adorno e Horkheimer, os criadores do conceito, foram grandes críticos da indústria cultural.

A cultura de massa está estreitamente ligada ao consumo.
Filmes, novelas, músicas, séries e estampas comerciais são exemplos desse tipo de cultura. A indústria de bens de consumo aliou-se à indústria cultural para propagar os seus ideais.

O papel da industria cultural na cultura de massa
A indústria cultural é responsável por produzir, distribuir e comercializar os produtos culturais da cultura de massa, desempenhando um papel fundamental na padronização e difusão de estilos e temas que atendem às demandas de um público amplo e heterogêneo.

O grande problema é que a indústria cultural exerce uma espiritualização forçada do lúdico, que pode ser visto em uma forma não corrompida na arte leve ou cultura popular.

Pontos positivos: a oferta de emprego e renda para a população; o desenvolvimento de novas tecnologias; a disponibilidade de uma grande variedade de produtos e o grande recolhimento de impostos. Pontos negativos: o elevado impacto ambiental; a ocorrência de desemprego estrutural; e a precarização do trabalho.

Aspectos Positivos da Indústria Cultural
Para ele, os mesmos mecanismos que alienam, são capazes de levar cultura para um número maior de pessoas. Além disso, permite a empreitada não comercial, já que possibilita o acesso às ferramentas para a produção cultural.

Considerando que as indústrias são responsáveis pela produção dos bens de um país, não é difícil entender que, quanto maior for o volume de produção do setor, maior será a contribuição ao PIB e, conseqüentemente, ao crescimento da economia.

O desenvolvimento industrial no mundo gera o aumento das economias, estimula o crescimento populacional e, consequentemente, aumenta a demanda para a atividade agrícola mundial. A atividade agrícola e o desenvolvimento industrial são forças que se complementam e retroalimentam.

Fatores locacionais nas indústrias: O que são?

  • Transporte.
  • Energia.
  • Mercado-consumidor.
  • Matéria prima.
  • Mão-de-obra.
  • Incentivos fiscais locais.
  • Ciclo dos produtos.
  • Disponibilidade de capital.

A indústria cultural trata os indivíduos como clientes ou como sujeitos funcionais e, nesse movimento, a fraqueza do Eu revela-se na mesma proporção que a ilusão da existência individual.